A empolgante trajetória do Juventude, conduzido pelo técnico Jair Ventura, terá um de seus desafios mais difíceis na noite deste sábado (20), em Belo Horizonte, quando enfrentará o Atlético Mineiro, às 19h, no Mineirão. Embora o Ju venha de uma sequência de três vitórias seguidas e com cinco partidas de invencibilidade, conseguindo deixar a zona do rebaixamento, o rival investiu pesado em grandes jogadores, é o líder do Campeonato Brasileiro e está muito próximo de conquistar o título da competição depois de 50 anos.
Mesmo com um obstáculo de tamanha dimensão, o Ju se apega ao cenário de confiança dentro do vestiário, criado a partir da série invicta, para buscar surpreender o Galo e deixar Minas Gerais com pelo menos um ponto, que garantiria a equipe por mais uma rodada fora do Z-4, e em boas condições para o duelo direto com o Atlético Goianiense, na rodada seguinte.
— O campeonato se tornou um pouco injusto, já que o Atlético-MG escolheu esse jogo para fazer a festa e vendeu todos os ingressos. Sempre existe a possibilidade de surpresa e nós vamos ter que redobrar a concentração para tentar pontuar. Estamos bem organizados e confiantes, por isso vamos lá tentar estragar um pouco da festa deles — afirma Osvaldo Pioner, vice-presidente de futebol do Juventude.
Juventude e Atlético-MG são parceiros fora de campo. Desse bom relacionamento, o atacante Capixaba e o volante Yago (agora emprestado para Ponte Preta) assinaram em definitivo com o Papo. Além disso, jovens promissores estão aproveitando a oportunidade no Estádio Alfredo Jaconi para se desenvolver, como Vitor Mendes, Guilherme Castilho e Bruninho. Entretanto, uma cláusula impede que eles enfrentem o alvinegro mineiro e, portanto, não estarão em campo com a camisa alviverde no Mineirão.
Autor de gols nas vitórias sobre Chapecoense e Fluminense, Vitor Mendes deve ser substituído por Juan Quintero. O mesmo ocorreu diante do Inter, quando o colombiano formou dupla com Rafael Forster, e o Verdão venceu por 2 a 1. No meio-campo, o jogador que mais se aproxima das características de Castilho é Chico Kim, por isso ele é mais cotado para iniciar a partida. Ricardinho, em caso de uma estratégia mais defensiva, é uma segunda alternativa.
Por outro lado, o lateral-direito Michel Macedo e o atacante Sorriso, que cumpriram suspensão automática, voltam ao time titular. O lateral-esquerdo Guilherme Santos, recuperado de lesão, e o atacante Fernando Pacheco, que pertence ao Fluminense, também ficam à disposição.
Outras alterações podem ocorrer conforme a condição física dos atletas. Como ocorre sempre antes dos jogos, os jogadores realizam o exame de CK. Essa avaliação aponta o nível de fadiga muscular e a probabilidade de lesão em caso de um novo esforço físico. Por isso, Jair Ventura e sua comissão técnica estão atentos aos resultados para não perder nenhum jogador importante para o jogo contra o outro Atlético, considerado chave na briga contra o rebaixamento.
— Nós somos obrigados a tirar alguns jogadores desse jogo pela questão contratual, então não temos um grupo grande para poupar. Os que estão fora automaticamente serão poupados, e os demais são os atletas que temos disponíveis — destaca Pioner.
Em um cenário positivo, uma vitória sobre o Atlético Mineiro pode colocar o Juventude na 11ª posição, entrando na briga por uma vaga na Copa Libertadores, já que o nono colocado pode ter essa oportunidade na hipótese do Athletico Paranaense conquistar a Sul-Americana neste final de semana. Em caso de empate, o Ju mantém no mínimo um ponto de distância do Bahia e, sendo assim, garante mais uma rodada longe do Z-4. No pior dos cenários, que é a derrota, o Papo volta para a zona do rebaixamento se os baianos vencerem o Cuiabá e o Atlético-GO pontuar contra o Ceará.