A temporada 2021 dos times femininos adulto e sub-18 do Juventude foi encerrada nesta semana, após o encerramento da participação da equipe no Campeonato Gaúcho, onde atuou com um grupo de atletas praticamente todo formado por jovens menores de 18 anos. O clube encerrou o Estadual na quarta colocação no grupo B, com um empate e cinco derrotas, e a segunda pior classificação geral entre os oito participantes.
Com o encerramento das atividades, o clube rescindiu o contrato do técnico Giordano Demore e de toda sua comissão. O treinador havia comandado também o time sub-18 no Brasileirão da categoria, disputado em julho.
O Juventude aguarda as definições do time masculino na Série A do Campeonato Brasileiro para saber quais competições irá disputar nacionalmente, além da confirmação da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) do calendário feminino para a próxima temporada.
— Temos algumas situações que dependem do masculino. Se o Ju permanecer na Série A, obrigatoriamente vamos ter que disputar a A-3, devido ao ranking — explicou o gerente das categorias de base alviverde, Lúcio Rodrigues, responsável também pelo time feminino, explicando a saída de Demore e sua comissão:
— Já liberamos toda a comissão para eles tocarem as vidas deles. Se o calendário que forem montar for só a partir de julho de 2022, não tem sentido manter todo o trabalho com um custo durante esse período. Vamos repaginar todo o projeto a partir do calendário estabelecido pela CBF e FGF.
O clube segue trabalhando com as meninas de 12 a 16 anos nas escolinhas. Desse trabalho deve sair boa parte da base de equipe na disputa do Brasileirão sub-18. No final de novembro está prevista a participação do Ju na disputa do Gauchão Sub-17, em Eldorado do Sul.