Os três jogos que restam no mês de outubro para o Juventude serão decisivos na briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, já que enfrentará três adversários diretos. No próximo domingo (17), o adversário será o Grêmio, fora de casa. Depois, dois jogos no Estádio Alfredo Jaconi, contra Ceará e Bahia.
Apesar de ser um momento duvidoso quanto o desempenho de alguns atletas, o Juventude faz uma campanha dentro das expectativas na competição e ocupa a 15ª posição, com 28 pontos, um a mais que o Bahia, que abre a zona do rebaixamento. O Grêmio, por outro lado, ocupa o 19º posto, com 23 pontos, e está em crise, demitindo seu terceiro treinador da temporada e com atletas apresentando fragilidades emocionais.
Em uma análise interna da diretoria alviverde, um empate no confronto do próximo final de semana, na Arena, pode ser considerado um bom resultado, embora o jogo seja considerado decisivo para ambos os lados. Para Marquinhos Santos, o bom desempenho passará por uma mudança de atitude.
— Nós temos que mudar a atitude. Podemos entrar com dois ou três zagueiros, três ou dois volantes, mas agora chegou um momento do campeonato que a atitude vai ser o diferencial para os times que não brigando nas extremidades da tabela. Por isso temos que ter uma equipe mentalmente muito sólida e preparada — comentou o técnico.
Com o apoio de seus torcedores, como voltou a ocorrer na partida diante do América-MG, pela 24ª rodada, o Juventude espera fazer do Estádio Alfredo Jaconi um diferencial nesta reta final de competição. Dos 12 jogos que restam na Série A, metade deles serão em casa, com o primeiro sendo contra o Ceará, em 23 de outubro. O Vovô de Tiago Nunes, que tem um ponto a mais que o Ju, está em queda na competição e tem apenas uma vitória nas últimas nove partidas.
— Com o fator torcida que volta para a realidade do futebol, cria-se uma atmosfera diferente. Tenho certeza que dentro de casa, com a força do Jaconi, é um outro cenário, assim como sabemos que o torcedor do Grêmio vai tentar motivar o time deles. Mas nós temos que ir lá e tentar tirar pontos — destacou Marquinhos Santos.
Na sequência, dia 30 de outubro, o Ju vai receber o Bahia, 17º na classificação. Depois da passagem relâmpago do argentino Diego Babove no comando técnico, o Tricolor de Aço recontratou Guto Ferreira e melhorou o rendimento nas últimas rodadas, com um 0 a 0 com o Palmeiras e uma vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR.