Os jogos de Veranópolis e Glória na noite desta quarta-feira (8) pela oitava rodada da Divisão de Acesso 2021 vão marcar o retorno do público aos estádios na Serra. Com a publicação do decreto estadual na noite de sexta-feira (3), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou um encontro virtual com os clubes e deliberou os protocolos para a abertura dos portões. As primeiras partidas ocorreram no final de semana, quando os clubes da região atuaram como visitantes.
Agora, o Estádio Antônio David Farina poderá receber a torcida do VEC diante do Cruzeiro, enquanto o Altos da Glória receberá a torcida do Leão diante do União Frederiquense. Na quinta (9) será a vez das Castanheiras, em Farroupilha, no duelo entre Brasil-Fa e Passo Fundo.
A entidade que organiza o futebol gaúcho exigiu garantias dos clubes em relação ao cumprimento dos protocolos estaduais. O número reduzido de 800 pessoas em relação ao limite permitido no decreto, de 2,5 mil pessoas, foi adotado como um teste inicial. Público deve permanecer sentado, com distanciamento mínimo de um metro.
A última partida do Veranópolis com público no ADV ocorreu na Divisão de Acesso do ano passado, quando ficou no 0 a 0 no clássico serrano com o Brasil, em 11 de março de 2020. O mesmo vale para o Glória, que naquela noite venceu em casa o Igrejinha. Um ano e seis meses depois, a volta exigiu alterações na forma de vender os ingressos.
Para evitar aglomerações, ingressos não são vendidos no Estádio Antônio David Farina. Os 800 bilhetes foram distribuídos em oito pontos de venda e só puderam ser comercializados até esta terça-feira, véspera do jogo. Além disso, o clube adquiriu dois termômetros para aferição da temperatura dos torcedores no acesso ao local de jogo. A preocupação do presidente do Pentacolor, Gilberto Generosi, será quanto a cumprimento do distanciamento estabelecido no protocolo da FGF.
— A maior dificuldade vai ser manter o público conforme o protocolo. No mais, não vejo outros problemas, pois todo mundo se conscientizou de que essa doença é trágica — destaca Generosi.
Pelo lado de Vacaria, o Glória investe em uma equipe de segurança para tentar fazer com que todos os protocolos sejam cumpridos, principalmente o distanciamento do torcedor.
— Teremos um pessoal trabalhando junto aos torcedores, verificando se o pessoal estará com o distanciamento e usando máscaras, fazendo tudo certo, para que o evento saia sem problemas maiores com a pandemia. Que o pessoal vá ao estádio e se sinta seguro, pois estão abrindo uma exceção. Então vamos fazer de acordo com o que foi proposto — afirma Ivar Saraiva, diretor do Glória.
Invicto na Divisão de Acesso, o Veranópolis lidera o Grupo A, com 17 pontos. O Glória está na terceira colocação, com 10 pontos. Neste momento, ambos estariam se classificando para as quartas de final. Em quinto, com nove pontos, o Brasil-Fa estaria fora.