Na tarde desta quinta-feira (5), o Juventude esteve perto de avançar para a segunda fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes mais uma vez. O time alviverde, treinado por Cyro Leães, estava garantindo a passagem de fase até os 49 minutos do segundo tempo, quando vencia o Avaí, com um gol de Bruninho, marcado ainda no primeiro tempo. Porém, uma lambança da defesa alviverde proporcionou a Adiel fazer o gol de empate nos acréscimos da partida no Estádio Alfredo Jaconi.
O 1 a 1 fez com que o Juventude terminasse com nove pontos no grupo A, empatado com Ceará e Figueirense. Porém, o time gaúcho ficou com saldo de -7 (contra -1 dos cearenses e -5 dos catarinenses) e acabou em quinto lugar, fora da zona de classificação.
O JOGO
Além de valer a classificação, o jogo confronto contra o Avaí foi a oportunidade para o técnico Marquinhos Santos observar alguns jogadores para o grupo principal. O principal holofote estava para o lateral-esquerdo Dudu, que deve aparecer no grupo que irá enfrentar o Atlético-MG, no domingo (8), na Série A do Brasileiro.
Outra função do confronto foi dar ritmo para Guilherme Castilho, Vitor Mendes e Bruninho, que não enfrentarão o Galo por estarem no Jaconi emprestados pelo time mineiro. Matheuzinho, que pouco tem sido aproveitado no time de cima, também jogou.
A primeira chegada do Juventude veio aos cinco minutos. Matheuzinho recebeu de Mosquera e finalizou da intermediária ofensiva, obrigando André a fazer boa defesa. A resposta do Avaí veio aos oito, quando Felipe bateu falta fechada, a bola passou por todo mundo e William precisou dar um tapa para tocar pela linha de fundo.
A equipe alviverde só não abriu o marcador aos 10 porque o André brilhou. Mosquera cruzou da esquerda e Bruninho cabeceou em direção ao gol. O camisa 1 do Avaí deu um tapa na bola, que ainda tocou no travessão e voltou para Paul. O centroavante alviverde chegou antes do marcador e deu um toque de esquerda, mas o goleiro voou para segurar o 0 a 0.
O Avaí voltou a levar perigo aos 21. Jô avançou pela esquerda e conseguiu cruzar para Thiaguinho. Vitor Mendes apareceu antes e cortou para linha de fundo o que parecia um gol inevitável do time catarinense.
A vantagem alviverde veio no último lance do primeiro tempo, aos 47. A bola saiu da defesa, ainda com Dudu, e aos passes chegou em Matheuzinho. O camisa 10 deu um passe em profundidade e Nicolas, de primeira, encontrou Bruninho livre o meio. O jogador finalizou com força, rasante ao travessão, sem chance para André: 1 a 0 Juventude no placar ao intervalo.
VAGA ESCAPA DA SEGUNDA ETAPA
No segundo tempo, o Juventude conseguiu controlar a partida, tornando o jogo sem qualquer emoção. O centroavante Gabriel Aires entrou na segunda etapa e também teve sua chance de mostrar para Marquinhos que pode ser opção no time de cima, mas praticamente não tocou na bola.
A primeira chegada do Avaí, que estava garantindo a classificação mesmo com o revés, veio aos 41, quando Capa cruzou e Adiel finalizou de cabeça, desviado pela defesa. Só que aos 49, o time catarinense conseguiu a igualdade.
O zagueiro Kelvin errou feio na tentativa de afastar a bola e Alemão aproveitou para avançar. O goleiro William ainda salvou com os pés, mas a sobra ficou livre para Adiel tocar para o fundo das redes e deixar tudo igual.
Na saída de bola, Vitor Mendes ainda tentou do campo defensivo e a bola explodiu no travessão do Avaí, mas não havia mais tempo para o Juventude evitar a eliminação precoce.