O lateral-esquerdo Eltinho acertou sua saída do Juventude nesta segunda-feira (23), encerrando um ciclo de dois anos e oito meses no Estádio Alfredo Jaconi. Ele já viajou para Florianópolis, cidade-base de sua família, onde assinará com o Figueirense para a disputa do Campeonato Brasileiro Série C.
Contratado no início de 2019, quando o Verdão firmou parceria com a empresa LA Sports, o jogador de 34 anos tornou-se capitão da equipe durante a disputa do Campeonato Gaúcho daquele ano. Na sequência, foi titular absoluto da campanha no Brasileirão Série C, que recolocou o alviverde na Série B. O elenco foi reforçado no ano seguinte, porém Eltinho se manteve como titular na trajetória de terceiro lugar na Segunda Divisão, recolocando o Juventude na elite nacional.
— Foi uma história bonita. Todos os objetivos passados para mim e para o grupo foram conquistados. Por isso saio de cabeça erguida e com o dever cumprido. Foi uma honra ter sido capitão nos dois acessos do Juventude e gostaria de ter ficado mais. Foi uma batalha chegar à Série A e queria ter jogado — comenta Eltinho, que participou apenas dos minutos finais da estreia no Brasileirão, diante do Cuiabá.
Em 2021, a partir da contratação de Alyson para o Campeonato Gaúcho, os dois laterais foram se alternando na titularidade. Entretanto, o Papo contratou o também lateral-esquerdo William Matheus para a disputa do Brasileirão, fazendo com que Eltinho muitas vezes ficasse de fora do banco de reservas.
— Nós vínhamos estudando algumas possibilidades, pois fui perdendo espaço dentro da equipe. Não por questão física ou técnica, mas por uma escolha da comissão. Então no domingo conversei com meu empresário e acertamos essa ida para o Figueirense. Estou muito confiante que apareceu uma nova oportunidade — destaca lateral-esquerdo.
O fim da relação do Juventude com a LA Sports fez o clube tomar a decisão de negociar vários atletas contratados em parceria com a empresa. Alguns deles estão emprestados, como Igor, Gustavo Bochecha, Dalberto e Everton. Outros já saíram do clube, como Roberto e João Paulo, que também tiveram como destino o Figueirense, novo parceiro da LA Sports. Após o empate em 1 a 1 com o Fortaleza, quando acompanhou das cadeiras do Estádio Alfredo Jaconi, o jogador tomou a decisão de deixar o alviverde.
— A saída do Luiz Alberto prejudicou um pouco, mas não era só por causa dele que estávamos jogando. Mostramos dentro de campo que merecíamos. Agora pessoas novas chegaram e outras saíram, mas no futebol é assim mesmo. Fico com muitos momentos de alegria e felicidade dentro do clube — diz Eltinho.
Números
Ao todo foram 77 jogos pelo Juventude, seis assistências e oito gols marcados — grande parte deles em cobrança de falta. Um dos mais marcantes foi diante do Náutico, na semifinal da Série C de 2019, que definiu a virada alviverde nos acréscimos.
Além de colaborar em campo, Eltinho sempre teve papel importante na transição de jovens da base para o elenco profissional. Principalmente com jogadores da posição, como Felippe e, mais recentemente, Dudu. Com passagem pelo Avaí, em 2010, sua missão agora será tentar devolver o Figueirense para a Série B. No futuro, deixa portas abertas para um retorno ao Jaconi.
— Eu sou um cara bem tranquilo, por isso procurei ajudar de todas as maneiras. Do mesmo jeito que pessoas lá atrás me ajudaram, eu sempre procurei ajudar todos eles. Por isso desejo todo o sucesso do mundo para todo o elenco do Juventude. Gostei demais de vestir essa camisa e morar na cidade, então vou seguir acompanhando e torcendo. Quando precisar de novo, o Eltinho vai estar aqui à disposição. Então é um até logo. Não sabemos o dia de amanhã, então quem sabe um dia eu volto — finalizou.
Com a saída de Eltinho, o Juventude conta com William Matheus, Alyson e Dudu, de 18 anos, no elenco principal.