Foram 26 anos na Série A do Campeonato Gaúcho, período longevo em que o Veranópolis fez campanhas estáveis e muitas vezes chegou em fases decisivas do torneio. Entretanto, veio 2019 e um desvio de rota colocou o Pentacolor da Serra na Divisão de Acesso. Agora, com time e comissão técnica experientes na competição, porém superando as adversidades da pandemia do coronavírus e com um investimento mais modesto do que em outros momentos, o VEC começa, a partir do próximo sábado, a jornada para retornar à Primeira Divisão.
— Começamos tarde, mas a expectativa é boa. Apostamos na continuidade do Cristian (de Souza), nosso técnico do ano passado, e o grupo de jogadores foi totalmente renovado, com mescla de jovens e experientes. Fizemos bons amistosos e esperamos estar prontos para iniciar bem o campeonato — comenta Dirceu Salla, diretor de futebol do Veranópolis.
A Divisão de Acesso teve três rodadas em março de 2020. Com a pandemia do covid-19, contudo, foi interrompida. E nenhum daqueles jogos terá valor na competição de 2021. Na época, o Veranópolis já era treinado por Cristian de Souza e também contava com o goleiro Anderson e o lateral-esquerdo Guilherme Dal Pian, remanescentes para este ano. O restante do elenco foi totalmente reformulado, se adaptando a condição financeira que o clube pode apresentar para a temporada.
— A preparação foi boa. Não o tempo que julgamos ideal, mas suficiente para formar um time competitivo. Ainda buscamos mais algumas peças para reforços, pois é um campeonato com muitos jogos em sequência. Os treinos e os amistosos foram de muita serventia, então esperamos uma competição muito equilibrada — diz o técnico Cristian de Souza, de 43 anos.
Os treinamentos do Veranópolis começaram em 12 de julho, com realização de três amistosos no período. Como a estreia ocorre neste sábado (14) diante do União Frederiquense, será concluído um cronograma de um mês de pré-temporada. Por isso o comentário de Salla e Souza acerca do tempo, já que 45 dias são considerados ideais.
O tempo serviu para o técnico Cristian de Souza desenvolver seu modelo de jogo e encaixar os nomes experientes de sua equipe, como os ex-juventudistas Duda, Vacaria e Wallacer, o veterano zagueiro Cleiton e o atacante Romário. O clube está próximo de anunciar a contratação de mais um goleiro e um lateral-direito e depois planeja investir em um centroavante.
Para Wallacer, o Pentacolor está oferecendo uma grande estrutura aos atletas, que tem a missão de recompensar esse investimento e devolver o clube para a Série A do Gauchão.
— Expectativa de fazer uma grande competição. Se trata de um clube que sempre fez grandes campanhas na Primeira Divisão e agora está construindo uma forte equipe para retornar, com uma mescla de jogadores jovens e talentosos, com experientes que já fizeram grandes campeonatos aqui no Rio Grande do Sul. Além disso, uma comissão técnica também bastante experiente no torneio. Por isso, temos tudo para recolocar o Veranópolis na Série A. Mas teremos que ralar bastante. Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, com adversários fortes e campos ruins. Estamos todos preparados para ir em busca do objetivo — afirma o meia de 35 anos.
— No ano passado, nós fomos um dos clubes mais investidores. Nesse ano, creio que estamos entre os que menos investiram. Mas isso não significa que não vamos buscar coisas importantes no campeonato. Vejo Glória, Passo Fundo e União, da nossa chave, como times que estão investindo mais. Mas nem tudo no futebol significa jogadores caros. Aqui eu vejo muita qualidade dos atletas e da comissão técnica — destaca Dirceu Salla, explicando as dificuldades que o clube passou sem ter um calendário de futebol em 2020 e o suporte da Prefeitura da cidade:
— Passamos por uma dificuldade na rescisão dos contratos do ano passado, por isso a parte financeira foi atingida. E esse ano tivemos dificuldades muito grandes, pois não estávamos encontrando recursos na preparação. Com uma investida muito forte do prefeito no comércio, felizmente notamos que a parceria é forte e que o pessoal quer que o Veranópolis retorne à Primeira Divisão. Mesmo com um investimento menor do que no ano passado, conseguimos montar uma equipe forte.
Estar entre os quatro primeiros do Grupo A e garantir uma vaga nas quartas de final da Divisão de Acesso é a primeira das missões do VEC na temporada. Dessa forma, a equipe concentra suas atenções nos próximos 14 jogos e ainda não pensa nos mata-matas. Para o técnico Cristian de Souza, quase todos os times são favoritos ao acesso, com raras exceções.
— Aponto 10 a 12 favoritos ao acesso, porque tem muito equilíbrio. Além da condição especial de voltar a ser jogada no inverno gaúcho, com clima e gramados diferentes, e o fato de não acontecer durante o Campeonato Gaúcho, fazendo com que os elencos sejam menos modificados durante a competição — disse o treinador.
Elenco do Veranópolis
Goleiros: Anderson e Samuel Deuner
Laterais: Duda, Guilherme Dal Pian, Edimilson
Zagueiros: Cleiton, Douglas Zielke, Luis Felipe, Souza e Davi
Volantes: Vacaria, Dionathan, Henrique, Balbino, Arthur e Elias
Meias: Wallacer e Thiago Chacon
Atacantes: Romário, Gustavo Sapeka, Nicolas, Carlinhos, Tom, Biel e Cristian Boia
Grupo A
Veranópolis, Glória, Brasil de Farroupilha, Igrejinha, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi e Cruzeiro-PoA
Grupo B
Inter-SM, São Gabriel, Guarani-Va, Guarany-Ba, São Paulo, Lajeadense, Bagé e Avenida.
Tabela das rodadas iniciais
1ª rodada
14/8 - Sábado - 15h - Veranópolis x União Frederiquense
2ª rodada
18/8 - Quarta-feira - 15h - Tupi x Veranópolis
3ª rodada 21/8 - Sábado - 11h - Veranópolis x Brasil de Farroupilha