O Glória tentará o retorno à elite do futebol gaúcho em 2021. Após subir em 2015 e ser rebaixada na temporada seguinte, em 2016, a equipe de Vacaria sempre entra na Divisão de Acesso como um dos favoritos. Neste ano, o clube aposta na experiência do treinador Leocir Dall'Astra, 58 anos, que estava no Operário de Várzea Grande-MT, onde foi vice-campeão estadual. A pré-temporada foi curta, pois começou no dia 19 de julho.
— Nós sabemos que corremos contra o tempo e contra tudo. Começamos tarde. Não conseguimos priorizar alguns setores, ou a parte física ou técnica. Desde o início, priorizamos o todo, o macro. Isso dificulta bastante. Temos vários jogadores que estão há um ano e meio parados. Mesmo assim, com a experiência da comissão técnica, podemos fazer um trabalho de sustentação para a competição — comentou Dall'Astra.
Com menos de um mês de preparação, o Glória, que está no Grupo A, com Veranópolis, Brasil de Farroupilha, Igrejinha, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi, e Cruzeiro. A estreia será diante do Tupi no próximo sábado (14), às 15h, no Altos da Glória.
— É um campeonato muito curto. São dois meses de competição, mas é quarta e domingo. Não teremos muito tempo para treinar. Durante a pré-temporada, a gente deu uma carga muscular para suportar essas partidas. Temos a Copinha também. A responsabilidade da gente é grande, porque a camisa do Glória é pesada. O Glória sempre foi candidato e tem que ser assim. Estamos elaborando estrategicamente para que possamos iniciar bem a competição, mesmo com todas as dificuldades. Vamos enfrentar o único adversário que iniciou a pré-temporada junto com o Glória. Os demais estão adiantados, porque começaram antes —analisou o treinador.
O elenco conta com 24 jogadores. Um dos mais experiente é o meia Ronaldinho Gramadense, 33 anos, que em 2015 marcou o gol do acesso do Glória. Além dele, o elenco conta com dois atletas oriundos da dupla Ca-Ju. O volante Jeferson Lopes, que surgiu na base do Juventude, e o centroavante Brandão, ex-Caxias, ambos com 25 anos. O atacante Lucas Dantas, de 32, também passou pelo Grená em 2015.
— O time tem que ser montado em um consenso. Todos discutem os nomes. Trouxemos jogadores em conjunto. Trouxemos jogadores de fora e experientes. Mesclamos bem. A Divisão de Acesso precisa de imposição física e conseguimos trazer alguns jogadores assim e também contratamos jogadores com qualidade — finalizou Leocir Dall'Astra.
O presidente do Glória, Décio Camargo, reforçou o discurso de confiança, mas com os pés no chão:
— Foi difícil, porque começamos tarde. Pegamos muitos jogadores de fora, mas normal. É aquela luta de sempre. Vamos forte para buscar o acesso. Montamos um time as pressas, mas é um time interessante.
O time-base do Glória tem: Gustavo; Marcel, Rengerson, Alisson e Salib; Johnnatan, Jeferson Lopes, Ronaldinho Gramadense; Romário, Saldanha e Tcharles.
— É um grupo tranquilo e todos estão preparados para a estreia. Aos poucos estamos pegando entrosamento para buscar esse acesso. Todos os anos, o Glória briga pelo acesso e com a gente não será diferente. Será minha primeira Divisão de Acesso e esperamos chegar nas finais — disse o volante Jeferson Lopes, vice-campeão estadual no Mato Grosso pelo Operário, que era treinado por Leocir Dall'Astra.
Elenco do Glória
Goleiros: Diesson, Douglas Palagi e Gustavo
Laterais: Alex Travassos, Jardiel, Marcel, Salib e Tcharles
Zagueiros: Alexandre, Alisson e Rangerson
Volantes: Carlinhos, Jeferson Lopes, Johnnatan, Marcelo Passos e João Amis
Meias: Ronaldinho Gramadense e Yuri
Atacantes: Lucas Dantas, Nandinho, Romário, Saldanha e Brandão
Grupo A
Glória, Veranópolis, Brasil de Farroupilha, Igrejinha, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi, e Cruzeiro-PoA
Grupo B
Inter-SM, São Gabriel, Guarani-Va, Guarany-Ba, São Paulo, Lajeadense, Bagé e Avenida.
Tabela das rodadas iniciais
1ª rodada
14/8 - Sábado - 15h - Glória x Tupi
2ª rodada
18/8 - Quarta-feira - 11h - Brasil-Fa x Glória
3ª rodada
21/8 - Sábado - 15h - Glória x Igrejinha