O Campeonato Gaúcho A2, conhecido como Divisão de Acesso, ganhou definição do seu retorno em maio deste ano. A ideia da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) é conseguir oferecer condições aos clubes para que a competição seja disputada e finalizada. Isso porque, na temporada passada, o campeonato foi cancelado por conta da falta de segurança sanitária em meio à pandemia.
Com o início da Divisão de Acesso garantido para 15 de agosto, os clubes envolvidos seguem sua preparação e planejamento para a disputa. Na Serra, serão três representantes: o Veranópolis, Glória e o Brasil de Farroupilha. Mas afinal, como chegam esses times para o campeonato?
GLÓRIA
A equipe de Vacaria vive um período de definições. Neste começo de julho, ocorrem os primeiros anúncios referentes à Divisão de Acesso. Para comandar a equipe, o presidente do clube, Décio Camargo, confirmou nesta segunda-feira (5) o técnico Leocir Dall'Astra.
O treinador estava no Operário de Várzea Grande-MT e assumirá o comando técnico do clube de Vacaria. Na entrevista coletiva, Décio também comentou que o grupo de jogadores está praticamente fechado para a disputa da competição, porém faltam alguns detalhes para anunciar oficialmente o elenco. O restante da comissão técnica também deve ser anunciada nas próximas semanas.
VERANÓPOLIS
A equipe pentacolor, desde a confirmação de sua participação no campeonato, vem anunciando alguns reforços para a disputa da Divisão de Acesso. O grande destaque do planejamento do VEC é a continuidade do técnico Cristian Souza. Ele vai continuar o trabalho iniciado em 2020, quando a competição estadual foi cancelada. O treinador estava na Patrocinense-MG, e após seu desligamento, aceitou o convite da direção para retornar ao Antônio David Farina.
O clube é o que mais anunciou reforços até aqui. Entre eles, o goleiro Anderson, ex-Caxias e Esportivo, os volantes Vacaria, ex-Juventude, e Jonatan Lima, ex-Caxias e que retorna ao VEC, e o meia Wallacer, de passagem destacada na dupla Ca-Ju.
BRASIL DE FARROUPILHA
O Brasil vive uma realidade diferente dos outros times. A direção da equipe vem apostando no projeto Clínicas de Futebol, que visa avaliar atletas locais para a categoria masculina adulta. Essa é uma filosofia implantada desde 2019 e que colheu frutos com o acesso e vice-campeonato da Terceirona do mesmo ano.
O clube vem trabalhando com jovens das categorias sub-17 e sub-20 desde fevereiro e boa parte do elenco deve ser composta por esses atletas. O que se sabe é quem será o comandante da equipe na competição: Alê Menezes, técnico que subiu com o Brasil em 2019 e iniciou a Divisão de Acesso no ano passado.
A Divisão de Acesso terá 16 clubes, divididos em duas chaves. O campeão e o vice garantem vaga no Gauchão de 2022. Por sua vez , os piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a Terceirona Gaúcha. Glória, Veranópolis e Brasil de Farroupilha estão no Grupo A do campeonato.