Aos 35 anos, o zagueiro Rafael Lima tem experiência de sobra em competições nacionais. Por Chapecoense, Figueirense, America-MG e Coritiba ele disputou as três primeiras divisões nacionais. Agora pelo Caxias, contudo, é a primeira experiência no Campeonato Brasileiro Série D. Em quatro jogos com a camisa grená, justamente o período em que a equipe caiu de desempenho na competição, o defensor percebe que o grupo ainda tem condições de evoluir.
— A gente tem se cobrado e sabe que tem que melhorar. É nos oferecida uma estrutura muito boa, temos jogadores capazes e uma comissão técnica eficiente para que possamos melhorar. Óbvio que o resultado de campo é que vai dizer, mas estamos buscando trabalhar para buscar os resultados — comenta Rafael Lima, destacando os pontos em que o Caxias ainda pode se desenvolver:
— Precisamos ser mais consistentes para ter um desempenho regular. Por vezes começamos bem, depois acabamos caindo. Outras vezes começamos desligados e depois tentamos reagir para buscar o resultado. Então precisamos de uma regularidade dentro dos 90 minutos fora de casa para conseguir o primeiro resultado positivo, mantendo os resultados em casa, que são primordiais.
Embora esteja invicto em casa, com três vitórias e um empate, o Caxias conquistou apenas três pontos longe do Estádio Centenário, nos empates com Juventus, Esportivo e Marcílio Dias. Isso faz com que a classificação para a próxima fase ainda não esteja assegurada, muito menos um posicionamento entre os dois primeiros da chave, que oferecia um melhor caminho nos mata-matas. Para Rafael Lima, a equipe precisa de adaptar às circunstâncias dos jogos fora de casa.
— Não é uma desculpa, mas vai uma reclamação minha. O Caxias oferece um campo de jogo impecável, como de muitas equipes da Série A, e infelizmente não encontramos a mesma qualidade em jogos fora de casa. Mas dentro da competição precisamos vencer essas adversidades e jogar o que o jogo pede, dançar conforme a música, para conseguir os resultados — destaca o zagueiro, projetando o Clássico da Polenta diante do Esportivo:
— Encaramos como uma verdadeira final. Sabemos que eles precisam de um resultado positivo para respirar na competição, então cabe a nós ter o maior respeito por eles. Mas sabedores de que dentro de casa temos que nos impor e buscar a vitória.
Pela 11ª rodada da Série D, o Caxias enfrenta Esportivo, no próximo sábado (14), às 15h, no Estádio Centenário. O atacante Juliano testou positivo para covid-19 e está fora da partida. Com suspeita de infecção por coronavírus, o atacante França e o goleiro Guilherme cumprem isolamento e aguardam o resultado dos exames.