Restando quatro rodadas para o encerramento da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série D, duas vagas para a próxima etapa da competição ainda estão em disputa, já que Cascavel e Joinville estão muito próximos de confirmar a classificação de forma matemática. Para o Caxias, terceiro colocado, uma vitória diante do Esportivo será fundamental para assegurar uma das outras duas vagas que restam. E é assim que pensa o volante João Vieira, titular da equipe de Rafael Jaques.
— Vai ser uma partida muito difícil, então temos que encarar com muito foco e concentração. Temos que ganhar, temos que fazer os três pontos dentro da nossa casa. É uma partida fundamental para a sequência dessa primeira fase, sabendo que uma vitória pode encaminhar a nossa classificação. Mas também temos que saber que o Esportivo vai vir para vencer. Por isso temos que ter os pés no chão para traçar a melhor estratégia — comenta João Vieira.
Com 13 pontos, o Caxias ocupa a terceira colocação no Grupo A-8, mesma pontuação do Juventus, que ocupa o quarto posto porque tem um saldo de gols inferior. Fora da zona de classificação estão Marcílio Dias, 11, Aimoré, 10, e Esportivo, nove. O Rio Branco, com seis pontos, tem remotas possibilidades.
Para conquistar uma vaga na fase seguinte, o Grená precisa melhorar o seu desempenho, já que vem de três jogos sem vitórias e sem gols marcados. Essa é uma convicção da direção, que na segunda-feira esteve reunida para a analisar o momento do clube, e também dos jogadores, que não saíram descontentes com a derrota para o Aimoré no último domingo (8).
— A gente não saiu satisfeito do jogo no final de semana. Vimos o que erramos e o que temos que melhorar para não cometer esses erros de novo. Não vou colocar a culpa no gramado, mas ele dificultou muito nosso jogo. A gente sabe que vamos encarar isso durante a competição. Tenho certeza que, se a gente voltar a ter a concentração que tivemos em outros momentos, vamos vencer e encaminhar a classificação — comentou João Vieira.
Pela 11ª rodada da Série D, o Caxias fará o Clássico da Polenta diante do Esportivo, no próximo sábado (14), às 15h, no Estádio Centenário.