Nas últimas três temporadas, a equipe que terminou o Campeonato Brasileiro com 50% de aproveitamento dos pontos ficou na sétima posição, classificando-se para a Copa Libertadores da América. Esse é o percentual da campanha do Juventude até aqui, que depois de um início com duas derrotas amargas em casa, cresceu nas rodadas seguintes e já acumula vitórias contra Sport, Flamengo e Grêmio.
Em 2020, o Palmeiras foi direto para a fase de grupos, já que é atual campeão da competição continental. Nas demais oportunidades, o sétimo posto colocou os times na fase preliminar da Libertadores. Mesmo ainda restando 30 rodadas e muitos desafios pela frente, a condição atual do Verdão empolga o torcedor, que projeta sonhos mais altos. Para a direção de futebol e a comissão técnica, entretanto, o momento é de calma e conscientização da realidade do clube dentro da Série A, que é a fuga do rebaixamento.
— Temos que ter pés no chão, pois é início de competição. O nosso campeonato ainda é contra o rebaixamento. As vitórias dão confiança, mas temos que ter calma, são somente oito rodadas. No quesito de motivação é importante, porém no campeonato precisamos calma. Não podemos cair na armadilha de início de competição, tem muita coisa para acontecer — comentou o técnico Marquinhos Santos após o 2 a 0 sobre o Grêmio.
O mesmo discurso foi adotado pela direção de futebol alviverde através da entrevista coletiva do vice-presidente Osvaldo Pioner, também após o triunfo contra o Tricolor da Capital.
— A gente diz que pode ter um objetivo maior e realmente podemos chegar mais. Mas o primeiro passo é fazer a pontuação para não correr risco nenhum rebaixamento. Quando discutimos premiações com os líderes do grupo, sempre pensamos em algo mais. Depois que nos livrarmos do rebaixamento, então, poderemos pensar em algo mais — destacou Pioner.
Como foi no ano passado
Em 2020, após oito rodadas, a classificação do Campeonato Brasileiro tinha o Inter como líder, além de São Paulo, Atlético-MG e Vasco compondo o G-4. Na sequência, Flamengo, Palmeiras, Bahia e Santos ocupavam os postos que também brigavam por vagas na Libertadores. Trinta jogos depois, quem terminou como campeão foi o rubro-negro carioca, com o Colorado caindo para a segunda colocação. O Tricolor Paulista, o Galo, o Peixe e Verdão paulista mantiveram seus postos, porém Bahia e Vasco perderam espaço — com os cariocas rebaixados para Segunda Divisão — dando lugar para Grêmio e Fluminense na competição continental.
É fato que o clima é de confiança no Estádio Alfredo Jaconi, principalmente pela consistência defensiva adquirida nas últimas partidas. Na prévia do duelo com o Grêmio, o capitão Elton destacava que a manutenção do nível de competitividade na marcação era fundamental para a conquista de bons resultados. A marcação alviverde tem sido eficiente, e a equipe sofreu apenas um gol nas últimas quatro partidas — justamente em um momento de desatenção, quando vencia o América-MG e tinha um jogador a mais.
— É bem mais fácil a gente conduzir o grupo com vitórias. E quando tu tens uma equipe que consegue estar agrupada em um mesmo pensamento, é muito mais fácil seguir com essa pegada e pontuação — comenta Pioner.