A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou, nesta quinta-feira (22), que as Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro também terão jogos com o árbitro de vídeo (VAR) ainda nesta temporada. Os custos serão pagos totalmente pela entidade. Na Quarta Divisão nacional, a tecnologia será adotada a partir das quartas de final, que é o mata-mata que vale o acesso.
Segundo a CBF, a decisão ainda precisa ser referendada pelos clubes em Conselho Técnico. A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF já está com a programação em andamento, com a contratação da empresa responsável pela tecnologia e a programação de cursos preparatórios adicionais para os profissionais de arbitragem. Se o Caxias chegar às quartas de final da competição novamente, seus jogos terão o VAR.
— Eu acho que já é uma demonstração que a competição está sendo valorizada, até para não se repetir o que aconteceu em outros anos na Série D. Todo o acompanhamento e estrutura que a CBF poderá dar para a competição, vem para somar — afirmou o presidente Paulo Cesar Santos, do Caxias.
Segundo a CBF, a entidade contará também com a utilização do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, que possibilita otimizar toda a operação do árbitro de vídeo.