A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira (22), a implementação do árbitro de vídeo (VAR) nas Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro. O recurso será utilizado ainda nesta temporada, com todos os custos pagos pela entidade.
Na Segunda Divisão, a implementação ocorrerá no segundo turno, em todas as 190 partidas da competição. Já nas Séries C e D, o recurso do VAR será disponibilizado apenas nas fases finais, totalizando 26 e 14 jogos, respectivamente.
— Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento — afirma o Presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes.
O Rio Grande do Sul tem representantes nessas três divisões. O Brasil-Pel é o único gaúcho na Série B. O Xavante está, atualmente, na 16ª posição da tabela, com 11 pontos. Na Série C, o RS tem dois representantes: o Ypiranga, líder do Grupo B, com 16 pontos; e o São José, na 8ª posição da mesma chave, com oito. Por fim, na Série D, são três equipes gaúchas: o Caxias, na terceira posição do Grupo A-8, com 11 pontos; o Aimoré, com sete, na 6ª colocação; e o Esportivo, também com sete, mas na 7ª posição pelos critérios de desempate.