A parceria do Caxias do Sul Basquete com a KTO, casa de apostas esportivas, será mantida por mais um ano para o patrocínio máster. Depois da boa participação do time gaúcho na edição 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB), o acordo entre a equipe e a empresa — sediada em Malta — foi estendida para a temporada 2021/2022.
O time chegou aos playoffs do NBB e lutou contra o forte Bauru por uma vaga nas quartas de final e, apesar de não ter conseguido avançar, saiu de cabeça erguida da competição e novamente enchendo de orgulho seu torcedor.
Em 2020, o acerto entre as partes só foi confirmado no final de agosto, no limite para o time garantir a participação no NBB. Neste ano, o acordo é anunciado mais cedo, mas as tratativas já estavam bem encaminhadas pelo desejo da KTO em seguir com a parceria.
— A ideia inicial foi cumprida, que era não deixar o basquete do Rio Grande do Sul fora da principal competição nacional. (O acord0) Foi feito aos 48 do segundo tempo, na bacia das almas. Chegar aos playoffs foi um bônus e uma grata surpresa. Deu para ver a identidade do time e o comprometimento dos atletas, que conseguiram uma superação porque não tiveram um tempo tão grande quanto os outros para treinar e o sistema de bolha, que fez eles morarem um grande tempo dentro de hotel. Tivemos essas dificuldades e entendo que os objetivos não foram só atingidos, mas superados desportivamente falando — afirma Cássio Filter, gerente da KTO no Brasil, reconhecendo a importância para a empresa da parceria até aqui:
— Em visibilidade para a marca, foi bem bacana. Pudemos perceber o engajamento e poder ajudar o basquete de Caxias. Ao mesmo tempo, não tivemos ainda como medir com o Vascão lotado. Estamos patrocinando um time que não jogou uma partida dentro do seu ginásio. Queremos nessa temporada solidificar e aumentar esses vínculos com o Caxias Basquete.
A confirmação antecipada da parceria permite ao KTO/Caxias Basquete ter mais tempo para a organização. O técnico Rodrigo Barbosa e a direção do clube trabalham com um tranquilidade inédita antes de cada NBB. Com o apoio principal garantido, o time pode buscar novos investimentos para a temporada e a confirmação de outros patrocinadores que já estavam com a equipe na edição anterior.
— Em seguida que acabou a temporada, o Rodrigo nos procurou para ter um posicionamento nosso o quanto antes para poder se programar. O intuito desse anúncio mais cedo é justamente para a equipe fazer essa programação, ir atrás de potenciais parceiros. Isso ajuda no planejamento da equipe, tanto do ponto de vista esportivo, quanto estrutural — explica Filter.
REFLEXOS PARA A MARCA
A edição 2020/2021 do NBB deve ter duas mudanças em relação à temporada passada. Primeiro, o fim do sistema de bolhas em sedes fixas, com os jogos voltando a serem realizados nos ginásios dos mandantes. Além disso, com o avanço da vacinação no Brasil, há grandes chances de voltar a ter torcida nas arquibancadas durante as partidas, o que também será um diferencial para o patrocinador.
— É uma possibilidade grande de poder interagir com as pessoas e mostrar nossa marca, promover o basquete de Caxias do Sul. Pela dimensão que a marca ganhou, temos vários influencers, pessoas públicas e programas de rádio em vários canais que podem ser nossos parceiros para divulgar ainda mais o basquete. Ter a torcida é algo que vai permitir para a KTO estar mais próxima do pessoal da Serra — admite o gerente da KTO, que reconhece a relevância das transmissões dos jogos por TV e internet, mas valoriza o contato local:
— É muito interessante ter a exposição da marca em uma ESPN, que transmitiu jogo contra São Paulo, Corinthians e Flamengo, tem um peso e é importante para nós. Mas o principal é estar junto de Caxias. Sabemos do valor dessa exposição, mas a identificação com a Serra e o Rio Grande do Sul e isso faz toda a diferença.
O novo contrato assinado com a KTO apresenta melhorias para o Caxias Basquete, com detalhes mantidos em sigilo pelas partes. O patrocinador não esconde a vontade de ver o time chegando ainda mais longe, mas não coloca isso como um condicionante para a sequência da parceria. Filter e a empresa entendem que a forma séria como o projeto é conduzido tem mais importância.
— Sei que cada um deles vão fazer o seu melhor. Toda a diretoria e o pessoal da comissão é comprometido nessa causa há décadas. A expectativa há, mas o fato de renovar não está vinculado em chegar a tal etapa — concluiu o gerente da KTO.
Um novo ano se aproxima para o KTO/Caxias Basquete no NBB. Será mais uma temporada cheia de expectativas e, se tudo correr bem, com as arquibancadas do Vascão cheias. Aposta de uma nova história ainda mais emocionante para o time gaúcho.
A equipe ainda não oficializou a participação na próxima edição do NBB porque aguarda a aprovação do projeto de Lei do Proesporte — Programa de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio Grande do Sul. Alguns dos apoiadores do time são através do fomento estadual.