O Caxias atuou em três das oito rodadas do Campeonato Brasileiro Série D no Estádio Centenário e venceu em todas as oportunidades. Um jogo tranquilo contra o Rio Branco-PR e depois partidas mais equilibradas contra o Aimoré e Marcílio Dias. Neste domingo (1°), às 15h, o Grená espera confirmar o 100% de aproveitamento em casa diante do Joinville, uma das principais equipes da chave.
O JEC está na vice-liderança da chave, com 16 pontos, quatro a mais que o Caxias. Assim, além de buscar se consolidar na zona de classificação para a fase seguinte — que é considerado a prioridade, o confronto também é uma oportunidade de diminuir a diferença para as primeiras colocações, já que terminar em primeiro ou segundo no Grupo A-8 garante decidir o primeiro mata-mata em casa, além de vantagens nas etapas seguintes da Quarta Divisão. Junto do paranaense Cascavel, o Tricolor Catarinense foi uma das equipes que superou a equipe grená no primeiro turno.
— Em primeiro lugar, o nosso objetivo é buscar a classificação e isso pensamos jogo a jogo. Obviamente, uma vitória nos daria a possibilidade de encostar no segundo colocado, mas no momento essa não é a nossa preocupação. O nosso primeiro objetivo é de buscar a classificação, o máximo de pontos possíveis. E aí lá na frente veremos qual a colocação poderemos nos classificar — diz o técnico Rafael Jaques, destacando as qualidades do adversário:
— Nós enfrentaremos uma equipe que tem uma das melhores defesas da competição, com uma primeira linha muito bem postada. É uma equipe bem organizada, que gosta de ter o protagonismo com a posse de bola. Com um campo bom como o nosso, isso vai ser intercalado durante a partida.
Para encarar o Joinville, o técnico do Caxias conta com o retorno do meio-campista Carlos Alberto, recuperado de lesão no pé, no lugar de Marlon. Esta deve ser a única mudança no time titular promovida por Jaques, já que o zagueiro Henrique segue lesionado. Sendo assim, o esquema 4-3-3 com um tripé no meio-campo será mantido.
O atacante França, que atuou por alguns minutos diante do Marcílio Dias, o volante Karl, cujo nome foi publicado no BID na última semana, ficam como alternativa no banco de reservas. França foi testado nos treinamentos em uma formação mais ofensiva, com quatro atacantes, formando dupla de ataque com Michel. Já Karl, formado no Estádio Centenário, pode fazer sua reestreia pelo clube. Ele saiu em 2015 para o Arouca, de Portugal.
— Vai ser o primeiro jogo que teremos mais opções no banco de reservas em todos os setores. E isso é primordial para a nossa caminhada, para aumentar a competitividade dentro do elenco e manter ou aumentar a intensidade durante os jogos. Teremos um elenco bem mais qualificado e encorpado — comentou o treinador grená.