Contratado por empréstimo junto ao Fluminense para a disputa do Campeonato Brasileiro, o atacante Fernando Pacheco está em processo de adaptação ao Juventude e também a cidade de Caxias do Sul. Aos 21 anos, ele vê no Verdão a possibilidade de jogar com mais frequência, seja pelas pontas ou como centroavante. Diante do Cuiabá, ele entrou no segundo tempo.
— A comissão técnica sabe aproveitar muito os jovens. Isso é importante pra mim. Pela idade que eu tenho, tenho que trabalhar a cada dia, aprender com eles e ouvir sempre. Entrando em campo, evoluir — comenta Fernando Pacheco.
Pela falta de uma alternativa para Matheus Peixoto desde a saída de Rafael Grampola, Fernando Pacheco vem treinando como centroavante no time reserva alviverde. Durante a partida contra o Cuiabá, na primeira rodada do Brasileirão, cumpriu essa função ao substituir o camisa 9 no segundo tempo. Embora tenha preferência por atuar pelo lado esquerdo, o peruano diz estar disponível para atuar nas outras posições do ataque.
— Gosto de jogar de ponta pela esquerda, acho o melhor para mim. Mas não tenho alguma oposição se tiver que jogar como centroavante ou ponta pela direita. Deixo para a comissão técnica, está tudo tranquilo — disse o peruano.
Natural de Má, pequena cidade próxima de Lima, capital do Peru, onde as temperaturas mínimas alternam entre 12 e 14 graus, Pacheco se transferiu para o Flu em 2020. Em Caxias do Sul, diferente do Rio de Janeiro, tem encarado pela primeira vez as baixas temperaturas.
— Primeira semana que cheguei aqui, senti muito frio. No Peru também faz frio, mas não tanto quanto aqui. Em três semanas morando aqui, "tô" tranquilo, acostumando com o clima, a cidade e os companheiros. É importante para um jogador que vem de fora se acostumar rápido — comentou o atacante.