O KTO/Caxias do Sul Basquete começou oficialmente seu time sub-22 para a disputa da Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB). A equipe disputará pela primeira vez a competição, que agora é uma obrigatoriedade para as entidades que participam do Novo Basquete Brasil (NBB).
O técnico da equipe sub-22 é Ricardo Mancuso, que treinou Sogipa, de Porto Alegre, e as seleções gaúchas de base. O grupo é composto com atletas da região e alguns jogadores que vieram de fora da cidade. O Recreio da Juventude é parceiro do Caxias Basquete no projeto do time para a LDB.
A primeira atividade, na quarta-feira (2), contou com 10 jogadores no Ginásio do Vascão. Entre eles, Marco Krebs e Vinícius Paixão, que integraram o time principal no NBB, e os gêmeos Augusto e Antônio De Martini, que estavam jogando nos Estados Unidos. Mais alguns atletas vão chegar antes do início da competição.
— Estou me reunindo com o grupo agora para treinarmos e nos conhecermos melhor, alguns já havia trabalhado, outros não. Eu acho muito bacana essa iniciativa para a valorização do trabalho de Caxias, juntamente com o Recreio da Juventude, para que possamos ir sempre adiante no desenvolvimento do basquete — afirmou o técnico Mancuso.
LDB
A competição em 2021 será dividida em dois grupos de 12 equipes. Na fase classificatória, os times se enfrentam dentro das chaves em turno único. Os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase final da competição