A temporada 2020/2021 para o KTO/Caxias do Sul Basquete terminou no NBB, mas ainda terá novidades em quadra. Pela primeira vez na história, o time caxiense irá disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). A competição sub-22 será a chance para que a equipe gaúcha possa descobrir novos talentos para o elenco principal.
No início, o time deve contar com cerca de seis atletas nascidos ou residentes em Caxias do Sul, além de outros nove jogadores que serão trazidos para a disputa da competição. A ideia é de que pelo menos cinco dos jovens estejam no grupo que irá disputar o NBB 2021/2022.
A participação na competição já era pensada há algum tempo pelo Caxias Basquete. Porém, uma determinação da Liga Nacional de Basquete (LNB), de que todos os times que disputam o NBB teriam que jogar a LDB, antecipou este processo.
Alguns jovens já estavam no grupo de cima do Caxias Basquete durante o NBB, mas não tiveram muita rodagem de quadra. O ala/armador Marco Krebs, de 21 anos, atuou poucos minutos em três partidas. O ala Shaw e o ala/pivô Vinícius Paixão, ambos de 18 anos, treinaram com o time, mas não tiveram oportunidade de jogar.
A LNB irá confirmar nos próximos dias quando será a competição. A tendência é de que o início seja em julho. Nos próximos dias, será definido o nome do técnico do Caxias Basquete para a LDB. Com o intuito de formar treinadores, o comando da equipe de base não pode ser o mesmo do time principal.