O Caxias não teve um bom desempenho diante do Cascavel e deixou o Estádio Olímpico Regional derrotado pelo placar de 1 a 0. Robinho, aos 29 minutos do primeiro tempo, marcou o gol da equipe paranaense. No seu terceiro jogo pelo Campeonato Brasileiro Série D, foi a primeira derrota grená na competição. A equipe permanece com quatro pontos e dificilmente perderá uma posição na zona de classificação para a próxima fase ao final da rodada. O próximo compromisso ocorre no próximo (26), às 19h, contra o Esportivo, em Bento Gonçalves.
Para o jogo no Oeste paraense, o técnico Rafael Jaques apostou na sequência da equipe titular que na semana passada vencera o Rio Branco por 5 a 1. Entretanto, com uma estratégia mais cautelosa e uma marcação com linhas baixas, o desempenho fora de casa não foi repetido. Principalmente no primeiro tempo, o Caxias foi envolvido pelo volume ofensivo do Cascavel, enfrentou dificuldades de encaixar a marcação e não conseguiu reagir em contra-ataques.
Primeiro tempo com gol
A primeira etapa foi de domínio do Cascavel, que ocupou o campo de ataque e finalizou muitas vezes na meta do goleiro Marcelo Pitol. O Caxias, por sua vez, preferiu jogar com as linhas de marcação baixas, porém encontrou dificuldade para ser combativo e impedir os ataques do time da casa e também contra-atacar.
Atuando no sistema 3-5-2, com bastante liberdade para o apoio de William Simões pela esquerda, a primeira chance do Cascavel foi aos sete minutos, quando o zagueiro William apareceu de surpresa no campo de ataque e finalizou raspando a trave do Caxias. Com liberdade, a Serpente controlou a posse de bola, sempre rondando a área grená e cruzando bolas para a área.
A abertura do placar saiu aos 29 minutos. O lateral-direito Wagner Libano foi para o apoio na meia direita e fez um passe rasteiro para Robinho, que apareceu com liberdade na meia-lua da grande área e bateu no ângulo, sem chances para Pitol, fazendo 1 a 0 para o Cascavel.
Após sair atrás no marcador, o Caxias tentou se soltar mais no jogo e ir ao ataque, mas foi pouco produtivo e só ameaçou o gol de Ricardo aos 44 minutos, em cobrança de falta de Jean Dias. O Cascavel, por outro lado, quase ampliou o placar minutos antes, quando Gama arriscou de longe e Marcelo Pitol fez grande defesa.
Segundo tempo equilibrado
O Caxias voltou para o segundo tempo com uma alteração: Marlon no lugar de Carlos Alberto. A ideia de Jaques era melhorar a marcação no meio-campo, entretanto o plano foi prejudicado quando Marlon recebeu um cartão amarelo logo nos primeiros minutos.
Mesmo com o Grená tentando ocupar o campo de ataque para buscar o empate, foi o Cascavel quem administrou o resultado e conseguiu manter a posse de bola. Desta forma, vendo que nada mudou nos primeiros minutos da segunda etapa, Jaques fez novas trocas, com Tontini e Juliano nos lugares e Diogo Oliveira e Jean Dias. As mudanças tornaram o Caxias um pouco mais agressivo, conseguindo vencer disputas de bola no meio-campo, mas ainda assim o time não conseguiu criar.
As jogadas de perigo de gol saíram apenas nos minutos finais do segundo tempo. Aos 41min, Kelvin fez boa jogada pela ponta esquerda e chutou colocado, com Ricardo fazendo importante defesa para o Cascavel. O time paranaense quase ampliou o marcador aos 43min, quando Léo Itaperuna invadiu a área pela esquerda e chutou forte, mas parou em Marcelo Pitol.
Ficha Técnica
FC Cascavel 1 x 0 Caxias
Campeonato Brasileiro Série D - 3ª rodada
Local: Estádio Olímpico Regional, em Cascavel-PR
Data: 19/06/2021
CAXIAS
Marcelo Pitol, Lucas Carvalho, Thiago Sales, Henrique e Bruno Ré (Gleydson, 44/2º); João Vieira, Carlos Alberto (Marlon, int e depois Paulinho Santos, 27/2º) e Diogo Oliveira (Felipe Tontini, 13'2º); Jean Dias (Juliano, 13'/2º), Kelvin e Michel Técnico: Rafael Jaques
FC CASCAVEL
Ricardo; Afonso, Lucas Oliveira e William; Wagner Libano, Gama (Bileu), Robinho, João Pedro (Juninho) e William Simões (Carlinhos); Léo Itaperuna e Carlos Henrique. Técnico: Tcheco
Gols: Robinho, aos 29 minutos do primeiro tempo,
Árbitro: José Magno Teixeira do Nascimento (RN), auxiliado por André Luiz Severo (PR) e Welvys Fladerson Gomes Afonso (PR)
Cartões Amarelos: Marcelo Pitol e Kelvin (Caxias); Wagner Libano (FC Cascavel)