O primeiro passo do Esportivo para a formação do time para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D foi dado nesta quarta-feira (12). E o pontapé inicial da equipe de Bento Gonçalves para o segundo semestre foi com a apresentação do técnico Rogério Zimmermann, que retorna para o clube pouco mais de um mês após deixar o time durante o Campeonato Gaúcho.
Depois de uma passagem de 11 dias pelo time alviazul no Estadual, o treinador retornou para o Estádio Montanha dos Vinhedos, onde concedeu entrevista, pensando em um momento diferente para a primeira participação do Tivo na Série D.
— Fiquei pouco tempo aqui, mas esse período deu para perceber que o clube tem um potencial de crescimento. Tem uma boa estrutura, né? Estádio, suplementar, a sala de musculação, refeitório. Tem uma série de circunstâncias dentro do próprio complexo. Percebi que hoje tem, se falando em futebol do interior do Estado, uma das melhores estruturas — afirmou o comandante alviazul para a Série D, falando o que foi decisivo para aceitar a nova missão no clube:
— Gosto desse tipo de desafio, e esse foi o principal motivo para o retorno.
A Série D não é novidade para Zimmermann. Com o Brasil-Pel, o treinador conseguiu o acesso para a Terceira Divisão, em 2014. No Esportivo, porém, o caminho será diferente do que ocorreu no Xavante.
— O processo lá foi um pouco diferente. O início foi na Divisão de Acesso. A primeira coisa que falamos foi que temos que formar para a Divisão de Acesso, com jogadores de Primeira Divisão. Então, conseguimos levar Luiz Müller, Leandro Leite, Márcio Hahn, jogadores que estavam mais na Primeira Divisão do que na Segunda, e se convenceu do projeto, porque em caso de sucesso, não se precisava trocar os atletas, tinha uma continuidade — explicou o treinador, traçando a diferença para o que vai ocorrer no Esportivo:
— Aqui, nesse momento, uma dificuldade é que terminou a a competição, independente do sucesso ou não, ficou um jogador só com contrato. Vai ter que começar do zero. É um processo um pouco diferente. Mas a ideia é o mais rápido possível trazer jogadores que se identifiquem com o clube. O Esportivo tem que ter uma identidade.
Depois do rebaixamento no Gauchão, apenas o zagueiro Rafael Dumas ficou com contrato para o Brasileiro. Ainda esta semana, o clube deve remontar um grupo inteiro para a disputa do campeonato. Além dos jogadores contratados, alguns atletas do time sub-19, que está sendo formado pelo clube, também ficam à disposição do treinador.
A estreia do Esportivo na Série D está programada para o fim de semana de 5 e 6 de junho, contra o Rio Branco-PR, fora de casa. No grupo 8, o alviazul terá como concorrentes times de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na luta por uma das vagas na segunda fase da competição.
Mas, até pensar em classificação, o Esportivo terá muitos desafios pela frente.
— Acho que hoje o Esportivo ainda precisa melhorar muito, acertar nas contratações para pensar em classificar. No atual momento, teria muita dificuldade. Se tu me perguntar daqui 15 dias, pode mudar.