No melhor jogo do Juventude na temporada, o Verdão vencer o Inter por 1 a 0 e abriu vantagem na semifinal do Campeonato Gaúcho 2021. Com grande atuação de Wescley e gol de Marcos Vinicios, prata da casa, o Papo marcou no segundo tempo e joga por um empate no Estádio Beira-Rio no próximo sábado (8), às 19h, para chegar a final.
— Uma jogada que a gente faz no treino, e o Marquinhos pede muito. Na segunda oportunidade que tive, fui feliz. Mas não tem nada decidido. O Inter tem uma grande equipe e precisamos prestar muita atenção para o jogo de volta — disse o atacante alviverde.
Jogo
Buscando impor uma estratégia para tirar o Inter da zona de conforto, o técnico Marquinhos Santos organizou o Juventude com uma marcação pressão, dificultando a saída de bola do adversário. A estratégia funcionou na primeira parte do primeiro tempo, proporcionando que as melhores chances criadas fossem do Verdão.
Aos nove minutos, o Ju levou perigo pela primeira vez, no entanto a arbitragem marcou uma irregularidade. Rafael Forster lançou Wescley em profundidade pela esquerda, ele cruzou para Capixaba, que concluiu raspando a trave. A árbitro marcou impedimento do camisa 10 alviverde no momento do lançamento.
Novamente em jogada de Wescley, o alviverde voltou ao ataque. O camisa 10 tabelou com tabela com Capixaba e cruzou na área. Antes de chegar na bola, Matheus Peixoto caiu e pediu pênalti. Com auxílio do VAR, a arbitragem não marcou. E a terceira chegada do Papo foi aos 35 minutos, com um cabeceio de Vitor Mendes, após cobrança de falta de João Paulo.
Nos minutos finais do primeiro tempo, Patrick cresceu no jogo e levou o Inter ao ataque. Aos 37min, ele conseguiu trombar com a marcação e conduzir pela esquerda, servindo Maurício, que chutou pra fora. Aos 42 minutos, Maurício bateu com efeito, buscando o canto direito e foi pra fora.
Segundo tempo decisivo
O Juventude voltou para o segundo tempo com o mesmo ímpeto do primeiro, e deu certo. Aos quatro minutos, Wescley achou Marcos Vinicios às costas na defesa do Inter. Ele ficou frente a frente com Lomba, mas se atrapalhou com a irregularidade do gramado e perde grande chance de abrir o placar. No minuto seguinte, Paulo Henrique foi no fundo, fez o cruzamento e Marcos Vinicios de carrinho mandou pra fora.
Aos 11 minutos, um lance polêmico. Palacios apareceu na área em liberdade e Marcelo Carné saiu para a intervenção, tocando na bola. O atacante colorado caiu e a arbitragem marcou pênalti. Na revisão do VAR, lance anulado.
A primeira finalização do Inter no gol do Juventude foi aos 25 minutos. Praxedes arriscou da intermediária e Carné defendeu com tranquilidade. E foi só, pois o Juventude seguiu melhor.
Depois de desperdiçar duas oportunidades, a estrela de Marcos Vinicios brilhou. Aos 27min, em lance semelhante ao do início do segundo tempo, Wescley cavou às costas da defesa do Inter e encontrou Marcos Vinicios livre. O atacante invadiu a área e chutou forte. A bola bateu no travessão e quicou do dentro do gol. Jogadores do Inter reclamaram que a bola não entrou, mas o lance era claro. A arbitragem de vídeo conferiu e confirmou o gol de abertura do placar para o Verdão .
Nos minutos finais, o Inter fez trocas para tornar o time ofensivo, mas não foi o suficiente. Assim, o Juventude vence por um a zero e leva vantagem para a decisão, no próximo final de semana, no Beira Rio.
FICHA TÉCNICA
Juventude x Inter
Campeonato Gaúcho 2021 - Semifinal (ida)
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves-RS
Data: 2/5/2021
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Rafael Forster e Eltinho (Alyson); João Paulo, Matheus Jesus (Elton) e Wescley (Bochecha); Capixaba, Marcos Vinicios e Matheus Peixoto (Grampola). Técnico: Marquinhos Santos
INTER
Marcelo Lomba; Heitor, Lucas Ribeiro (Lindoso), Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson (Nonato) e Maurício (Thiago Galhardo); Palácios (Caio Vidal), Patrick (Praxedes) e Yuri Alberto. Técnico: Miguel Ángel Ramírez
Gol: Marcos Vinicios, aos 25min, no segundo tempo.
Árbitro: Douglas da Silva, Tiago Diel e Maíra Moreira; VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Cartões Amarelos: Matheus Peixoto, Eltinho (Ju); Lucas Ribeiro, Rodrigo Lindoso, Mauricio (Inter)