A partir das 19h desta sexta-feira (2), o KTO/Caxias do Sul Basquete começa sua última bolha sanitária na fase de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB), com foco total em uma vaga nos playoffs. Em Brasília-DF, a equipe gaúcha tenta em três jogos confirmar pelo menos a atual colocação no campeonato e avançar à segunda fase. O primeiro desafio será o Franca-SP.
Depois de ter adiada a partida contra o Pato-PR e, posteriormente, os jogos contra Franca e Flamengo, o Caxias Basquete teve um período sem confrontos pelo NBB. Embalada por uma série de bons resultados recentes, a pausa forçada não chegou a ser de toda prejudicial para o time.
— Como não tivemos a chance de treinar mais tempo no começo da temporada, acredito que possa ser benéfico. É importante agora ter os bons resultados para efetivar uma classificação para os playoffs. Mas essa mudança toda pode ser que gere alguma instabilidade — avaliou o pivô Shilton, que não vê como uma quebra de ritmo do bom momento os dias sem jogos oficiais:
— Honestamente, pelos treinamentos, acredito que não. A gente ganhou com isso. Apesar do desejo de dar continuidade (aos jogos), acredito que tenha sido bom pelo tempo que não tivemos na pré-temporada.
Com as partidas adiadas, houve um tempo maior para conhecer os rivais que virão pela frente. O time do interior de São Paulo inicia esta última bolha em oitavo, ainda precisando de resultados para garantir um melhor posicionamento para a segunda fase.
Mas o Caxias Basquete tem um objetivo mais urgente, que é justamente uma vaga nos playoffs. Por isso, os últimos dias foram concentrados no time francano para tentar o quanto antes a garantia do G-12.
— Nosso objetivo é esse. Foi algo que não alterou, com o primeiro cancelamento, nossa partida seguinte seria mesmo contra Franca. Isso facilita no planejamento do dia a dia da comissão técnica, da maneira como a gente vai marcar, explorar os pontos fracos e diminuir os pontos fortes de Franca — avaliou Shilton.
O confronto desta sexta-feira tem transmissão anunciada da plataforma de streaming DAZN. Na segunda-feira (5), o rival será o Flamengo, enquanto o Pato-PR será o adversário da próxima quarta-feira (7).