O Juventude chegou a ter vantagem, mas falhou. Por outro lado, o Vila Nova deu o troco. Dois anos após ser eliminado pela equipe alviverde nos pênaltis, o time goiano derrubou os comandados de Marquinhos Santos em Goiânia. Após o empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Eltinho, para o Ju, e Pedro Bambu, para o Vila, a decisão foi para as penalidades.
Marcelo Carné até colocou o Juventude em vantagem, mas os erros de Guilherme Castilho e Júnior Todinho, que haviam entrado na segunda etapa, determinaram a eliminação. Agora, o foco da equipe alviverde está na reta final do Gauchão. Na segunda-feira, dia 19, o rival é o Esportivo, em Bento Gonçalves, pela penúltima rodada da fase classificatória.
O jogo em Goiânia começou movimentado e com um lance polêmico. Logo no segundo minuto, o centroavante Matheus Peixoto foi derrubado por Nilson Júnior. Em um primeiro momento, o árbitro assinalou falta fora da área. Porém, depois de consulta ao bandeira, Caio Max Vieira voltou atrás e marcou o pênalti. Após três minutos de reclamações, Eltinho cobrou com categoria e fez 1 a 0 para o Juventude.
Só que nem deu tempo de o time visitante aproveitar o resultado. No minuto seguinte, após cruzamento para a área, a bola sobrou para Pedro Bambu, que recebeu nas costas de Eltinho. A finalização desviou no lateral e matou as chances de defesa de Marcelo Carné: 1 a 1.
A partir daí, o que se viu foi um jogo truncado e poucas possibilidades de gol. O gramado era outro fator de dificuldade. O Ju só foi finalizar com Capixaba, aos 33. Georgemy defendeu com tranquilidade. Aos 39, em um vacilo defensivo do time alviverde, Pedro Júnior tentou da entrada da área, mas mandou sobre o gol.
Sem que os dois times conseguissem criar jogadas de maior perigo, o placar se manteve até o intervalo.
Segunda etapa sem gols
Sem mudanças nos dois times, o segundo tempo começou com o Vila Nova mais perigoso. O cenário seguia com muita disputa, erros no passe final e poucas oportunidades. Aos cinco, após boa triangulação, Alan Mineiro bateu no ângulo e Carné fez grande defesa. Após a cobrança do escanteio, Donato perdeu grande chance de virar o jogo.
A resposta do Ju veio aos oito. Eltinho recebeu de Wescley e cruzou na cabeça de Elton. O desvio foi nas mãos do goleiro do Vila. Com Marcos Vinicios na vaga de Bochecha, o técnico Marquinhos Santos tentou deixar o Juventude mais agressivo no ataque. E a equipe voltou a ter o controle da posse de bola, mesmo sem grande eficiência.
Aos 29, em um erro de Eltinho na saída de jogo, Pedro Júnior recebeu de Alan Mineiro e ficou cara a cara com Carné. O goleiro novamente evitou o segundo dos goianos. O Ju tinha muita dificuldade na criação e viu o rival perder mais uma chance aos 35. Após desvio de cabeça, Pedro Júnior ficou outra vez livre dentro da área. De novo, errou a pontaria.
Nos minutos finais, Matheuzinho e Júnior Todinho entraram na equipe alviverde, mas com pouco tempo para mostrar serviço. Com a manutenção do 1 a 1 no placar, a decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças, Pedro Júnior abriu a série pelo Vila Nova e converteu com um belo chute no ângulo. Eltinho repetiu o gol do tempo normal e igualou para o Juventude. Na sequência, Arthur Rezende fez o 2 a 1 para os goianos. Matheuzinho, com uma cobrança firme, empatou de novo.
Na terceira cobrança do Vila, Carné brilhou e defendeu a cobrança do canhoto Formiga. Para deixar o Ju em vantagem, Matheus Peixoto ignorou o goleiro Georgemy e soltou uma bomba: 3 a 2.
Celsinho, deslocando o goleiro alviverde, empatou a série para o Vila. No chute seguinte, Castilho mandou quase no meio do gol e parou em Georgemy. Tudo igual antes da quinta cobrança de cada time. O experiente Henan converteu para os donos da casa. Na obrigação, Todinho cobrou para fora e selou a eliminação alviverde.
Ficha técnica
Vila Nova: Georgemy; Celsinho, Donato, Nilson Jr. e W. Formiga; Pedro Bambu (Henan, 45/2º), Dudu (Kalil, 41/2º), Arthur e Alan Mineiro (João Pedro, 30/2º); Pedro Junior e Thiaguinho (Kelvin, 30/2º). Técnico: Wagner Lopes
Juventude: Marcelo Carné; Paulo Henrique, Cleberson, Forster e Eltinho; João Paulo, Elton (Matheuzinho, 41/2º) e Bochecha (Marcos Vinicios, 9/2º); Wescley (Castilho, 25/2º), Capixaba (Júnior Todinho, 41/2º) e Matheus Peixoto. Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Eltinho (J), de pênalti, aos 5min, Pedro Bambu (V), aos 6min, no primeiro tempo.
Pênaltis: Pedro Júnior, Arthur Rezende, Celsinho e Henan (V); Eltinho, Matheuzinho, Matheus Peixoto (J)
Amarelos: Celsinho, Arthur Rezende, Nilson Jr. (V); Bochecha, Eltinho, Marcos Vinicios (J)
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.