Restando duas rodadas para o encerramento da fase de classificação do Campeonato Gaúcho, o Juventude está a apenas um ponto do grupo de equipes que avança para a fase semifinal. Portanto, os jogos contra Esportivo e Brasil-Pel, times que lutam contra o rebaixamento serão decisivos. Para a diretoria alviverde, é um dever do clube estar entre os quatro melhores.
— Pela equipe que está se formando, é uma obrigação dos atletas. Essa responsabilidade eu vou colocar para eles. A nossa obrigação de clube é buscar as peças que nós entendemos que sejam suficientes e tenham qualidade para isso. Agora o que eles vão apresentar no campo ou não, é problema do grupo. É assim que nós vamos tratar os dois jogos — disse Osvaldo Pioner, vice de futebol do Juventude.
As duas partidas vão acontecer no Estádio da Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A primeira delas será contra o Esportivo, na próxima segunda-feira (12), com mando do time alviazul. Será uma oportunidade de uma resposta para o grupo de jogadores e a comissão técnica do Juventude, especialmente após a eliminação na Copa do Brasil para o Vila Nova-GO, com um baixo desempenho no segundo tempo do jogo.
— No nosso entender, eles têm o compromisso de fazer dois bons jogos. Se não conseguirem vitórias para classificação, pelo menos uma apresentação que nos deixe satisfeito — afirma Pioner.
A zona de classificação para a fase semifinal é formada por Grêmio, Inter, Ypiranga e Caxias. O Tricolor e o Grená tem o jogo a menos, que será recuperado na próxima sexta-feira. Logo após, Juventude, Aimoré, São Luiz e São José também brigam por vagas. Brasil-Pel e Novo Hamburgo têm chances remotas de classificação.