A temporada 2021 começa para o Caxias nesta quinta-feira (4). Antes de a bola rolar para os mais importantes desafios dentro de campo, o presidente Paulo Cesar Santos foi entrevistado no programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, 102.7 FM. O mandatário grená irá para o segundo ano à frente da instituição e comentou sobre a realidade em meio às dificuldades financeiras, normais para um clube do interior, e potencializadas com a pandemia.
Os resultados dentro de campo, principalmente a pressão pelo acesso à Série C, ainda causam muitas críticas do torcedor grená. No entanto, o presidente pede compreensão ao incansável trabalho da atual gestão:
— Até entendo e concordo com algumas críticas, mas frustra um pouco o trabalho de gente. É muita dedicação, principalmente no momento de pandemia para manter os patrocinadores, e você vê mais críticas pelo trabalho. Eu peço que nossos torcedores acreditem no clube e nas pessoas envolvidas. Ninguém quer algo pessoal lá dentro. A gente quer que o clube se mantenha grande e suba os degraus. Para isso, precisamos de todos. No momento de pandemia e dificuldades, nós precisamos de apoio, de mensagem de apoio. Menos crítica e mais apoio. Criticar é fácil, o difícil é fazer. Nós estamos fazendo com todas as dificuldades. Estamos de portas abertas para quem quiser contribuir.
Nas últimas temporadas, o insucesso na Série D do Campeonato Brasileiro resultou em críticas da torcida e até mesmo o distanciamento de pessoas que ajudavam no dia a dia. Segundo presidente, o clube tenta resgatar quem sempre auxiliou, mesmo que o cansaço psicológico seja enorme neste cenário de críticas:
— A gente tem feito aproximação com todos, mas temos que respeitar. A gente vem se doando muito. O cansaço psicológico é muito grande, o estresse é forte, a cobrança é forte. Muitas vezes são criados bate-papos que não agregam. Temos que apoiar mais e criticar menos.
Paulo Cesar Santos ressaltou o trabalho realizado pela gestão desde o final de 2015. A direção encontrou o clube afundado em dívidas e ações trabalhistas e atualmente o cenário é totalmente diferente. Para o presidente, esse trabalho poderá levar o Caxias a buscar voos maiores:
—Nós temos um déficit dentro de dois milhões no ano. Temos trabalhando muito no gerenciamento de ações que foram liquidadas e algumas que estão encerrando. Foram mais de 160 ações trabalhistas, R$ 46 milhões de dividas de 2015 para 2016. Temos que lembrar que ainda estamos negociando para não perder o CT. O Caxias conseguiu diminuir as dívidas trabalhistas e hoje temos duas que estão próximas de encerrar. O clube tem uma receita com sócios de R$ 120 mil reais. Há muito o que se fazer. O Caxias está se preparando para voos maiores. Estamos trabalhando para viabilizar o clube para voos maiores. Tudo ao seu tempo. Temos que estar com a casa organizada para buscar parcerias e investimento.
Por fim, o presidente Paulo Cesar Santos, fez um apelo ao torcedor do Caxias:
— Esperamos um 2021 de superação, na saúde, de todos os torcedores, dos brasileiros. Que possamos superar as dificuldades da pandemia que nos afasta de todos. A gente quer superar e trazer alegrias para o nosso torcedor. Que seja um ano que a gente possa colocar a bandeira para fora das nossas casas com orgulho. Torcedor, um pedido do presidente, um pessoa simples e que se doa muito para a instituição: menos crítica e mais apoio. Abrace o clube, vamos acreditar. Vamos fazer uma corrente para frente. Vamos somar, não dividir. Esse é o momento de olhar para o futuro com o apoio de todos.