A primeira vitória do Juventude no Campeonato Gaúcho 2021 saiu na terceira rodada da competição. Os canhotos Matheuzinho e Capixaba fizeram a diferença, e o Verdão superou o Novo Hamburgo por 3 a 1, no Estádio do Vale. O resultado dá mais tranquilidade para o técnico Marquinhos Santos, que viu especialmente seu ataque evoluir de produção em relação aos primeiros jogos. Na próxima rodada, o Ju enfrenta o Pelotas, em casa, em data a ser confirmada.
Buscando corrigir os problemas defensivos pelo lado esquerdo, apresentados nas primeiras rodadas, o técnico Marquinhos Santos escalou Vitor Mendes como companheiro de Cleberson na defesa, deixando Émerson no banco de reservas. Do outro lado, o Novo Hamburgo teve que lidar com três baixas que testaram positivo para covid-19, mais três jogadores que apresentaram sintomas da doença, e a lesão de Felipe Mattioni no aquecimento, que foi substituído pelo zagueiro Carlão Farias.
Os primeiros minutos foram do Juventude, impondo seu jogo com troca de passes e fazendo uma das redes do Estádio do Vale balançar logo cedo. Aos seis minutos, Matheuzinho fez seu movimento tradicional, de partir da ponta direita para a intermediária ofensiva. Ali, de frente pro gol, ele apresentou sua principal característica: o chute de longa distância. O camisa 7 ainda contou com um desvio no meio do caminho da defesa do Noia para mandar a bola para o gol. Placar aberto para o Verdão.
Com a liderança no marcador, o Ju recuou suas linhas de marcação e passou a esperar o adversário. A partir disso, o Novo Hamburgo passou a explorar os lados do campo. Pela direita, na projeção do volante Pedro junto do atacante Claudinho, e pela esquerda com Rennan e Matheus Lagoa.
Como Carlão Farias estava improvisado na lateral direita e ia para o apoio, o técnico Marquinhos Santos inverteu seus pontas para que o de maior vitalidade - Capixaba - pudesse colaborar mais com a marcação e também ter fôlego para o contra-ataque. Assim, ele foi para a direita, e Matheuzinho passou a atuar pelo lado esquerdo.
O Noia tentou ameaçar o Verdão com bolas alçadas na área, mas nada levou perigo ao gol de Marcelo Carné no primeiro tempo. Nos contra-ataques, ao contrário, o alviverde conseguiu chegar e ampliar o marcador. Aos 36min, em jogada pela esquerda, Matheuzinho cruzou e Renan Bressan cabeceou fraco. Quatro minutos depois, João Paulo fez um passe em profundidade que encontrou Capixaba na intermediária, com liberdade. O atacante calibrou a perna esquerda e chutou forte, rasteiro, mandando para as redes e ampliando o placar para o Juventude, que foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.
Segundo tempo para confirmar o resultado
O Novo Hamburgo voltou mais ofensivo para o segundo tempo. Carlão Farias deu lugar ao atacante Romarinho e Matheus Lagoa foi jogar na lateral direita. A equipe da casa seguiu forçando o jogo pelos lados do campo, com bolas alçadas na área, e obteve êxito aos 10 minutos. Rennan cobrou escanteio da esquerda, Cleberson errou o tempo de bola e Igor apareceu livre para cabecear para as redes, descontando o marcador.
O Anilado quase empatou aos 22 minutos, quando Hélio Paraíba ajeitou um lançamento para Romarinho, que apareceu livre na área e bateu para fora. Correndo o risco do empate, o técnico Marquinhos Santos promoveu mudanças para recolocar a equipe no jogo. Assim, entraram Guilherme Castilho e Rafael Grampola. Com eles, o Verdão voltou a ter mais posse de bola no meio-campo e ampliou o placar.
Aos 31 minutos, Capixaba recebeu na ponta direita, fintou o primeiro marcador e fez o cruzamento para área. Contudo, Bertotto apareceu no meio do caminho e mandou para o próprio gol, fazendo 3 a 1 para o Juventude.
Os minutos finais foram de administração do placar por parte do Ju. O Novo Hamburgo seguiu tentando chegar através de bolas alçadas na área, mas não ameaçou. Aos 43 minutos, quase saiu o quarto gol, quando Matheuzinho, voltando para ponta direita, arriscou de longe e a bola passou perto. Mas ficou no quase. A primeira vitória do Verdão no Campeonato Gaúcho teve o 3 a 1 como números finais.
FICHA TÉCNICA
Novo Hamburgo 1 x 3 Juventude
Campeonato Gaúcho 2021 - 3ª rodada
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 8/3/2021
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Paulo Henrique, Cleberson, Vitor Mendes e Eltinho; João Paulo, Yago (Gustavo Bochecha) e Renan Bressan (Guilherme Castilho); Matheuzinho, Capixaba (Alyson) e Matheus Peixoto (Rafael Grampola). Técnico Marquinhos Santos.
NOVO HAMBURGO
Jacson; Carlão Farias (Romarinho), Igor, Marcão e Rennan; Bertotto, Pedro (Kaio) e Eliomar; Matheus Lagoa, Claudinho e Hélio Paraíba. Técnico: Márcio Nunes
Gols: Matheuzinho e Capixaba, duas vezes (JU); Igor (NH).
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por José Eduardo Calza e Claiton Timm
Cartões Amarelos: Cleberson, Matheuzinho, Guilherme Castilho e Alyson (JU); Pedro, Bertotto, Matheus Lagoa (NH)