O Juventude viveu um período de tranquilidade após garantir vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Depois da vitória sobre o Murici, na terça-feira (16), o time pode respirar aliviado. Nesta segunda-feira (22), porém, a equipe do técnico Marquinhos Santos terá que novamente se concentrar no Campeonato Gaúcho. Contra o Ypiranga, às 22h, no Estádio Colosso da Lagoa, o Papo precisará somar mais pontos para que a paz da competição nacional seja transferida também para o Estadual.
— Sempre é importante pontuar numa competição difícil como é o Campeonato Gaúcho, ainda mais como não largamos da maneira como gostaríamos. Mesmo jogando fora de casa, respeitando a equipe do Ypiranga, temos que ir lá buscar pontuar para nos afastar da zona do rebaixamento e, posteriormente, estar pensando em classificação — admitiu Marquinhos.
Mesmo com quase uma semana entre a partida no interior de Alagoas e o confronto em Erechim, o Juventude não teve muito tempo para descansar. O retorno do Nordeste foi bastante conturbado pelas questões logísticas e o time teve pouco tempo para treinar e recuperar antes de mais uma viagem. Esse ponto pode pesar no confronto no Colosso da Lagoa, mas é algo que o time vai precisar superar.
— Temos essa preocupação, porque foi um desgaste muito grande. Não só o deslocamento, mas o jogo em si, pelo tipo de campo que enfrentamos lá. Tivemos dificuldade de retorno, onde o grupo acabou se dividindo por conta de voos que foram cancelados. Porém, acredito muito nos atletas, no período de preparação e recuperação. Confio na minha comissão técnica, no trabalho desenvolvido pelo departamento físico, fisiológico e médico. Esperamos que todos possam estar aptos para fazer um grande jogo lá — afirmou o comandante alviverde.
A campanha no Gauchão ainda não embalou. Depois de quatro jogos, três derrotas e apenas uma vitória na competição, o Papo terá pela frente uma das equipes do topo da tabela. Entre as boas notícias que vieram de Murici, está o primeiro jogo sem sofrer gols. Marquinhos sabe que a boa atuação defensiva terá papel importante para o time buscar pontos em Erechim, mas divide a responsabilidade entre todo o time:
— Creio que o sistema defensivo não passe só pelos zagueiros, laterais e volantes. É como um todo. Vamos ajustando com um time mais compacto, entendendo que a marcação inicia lá no Matheus Peixoto, no Capixaba, no Sorriso (Marcos Vinícios). Desde a primeira função, temos que estar muito atentos.
Vencer pode fazer com que os caminhos do Juventude no Gauchão sejam com pensamento para cima. Em uma competição tão curta, chegar na metade da fase de classificação distante da zona de rebaixamento pode ser o diferencial para trocar a preocupação de um descenso para focar totalmente em ser um dos quatro garantidos na semifinal.