O Caxias faz o último teste da pré-temporada com a missão de encontrar um camisa 9 para a estreia do Campeonato Gaúcho. A partir das 16h desta quinta-feira (25), a equipe grená encara o time de transição do Grêmio no primeiro jogo da pré-temporada sem Giovane Gomez.
Centroavante titular da Série D de 2020, Gomez teve confirmada a lesão de grau dois na coxa. Mesmo que a expectativa de recuperação possa ser menor do que as duas semanas previstas, o jogador não será utilizado contra o São José-PoA, no dia 3 de março, na primeira partida grená no Gauchão.
Para a função, o grupo apresenta duas opções: Milla e Marcelo Campanholo. O primeiro é uma das novidades para a temporada, enquanto o outro estava em 2020 e não deu a resposta esperada, pelo menos para a torcida, na hora em que precisou.
Para o teste contra o Grêmio sub-23, o técnico Rafael Lacerda já fez sua escolha. Quem começa o confronto é Milla. Mesmo o jogador que tenha algumas características de segundo atacante, o treinador grená tem tranquilidade em sua decisão tomada.
— Centroavante é a posição de origem dele. É um jogador que pode jogar em mais de uma função. Já conhecia o Milla desde a época do Inter, até antes. Ele faz bem essa função e também como segundo atacante. Era a ideia que eu tinha para esse amistoso contra o Grêmio. Talvez eu testaria Giovane e Milla, com mais um jogador de beirada. Infelizmente houve a lesão — admitiu Lacerda, enaltecendo o merecimento do escolhido para a vaga:
— É um cara que chegou numa condição física muito boa, é um jogador que tem um aproveitamento muito bom na finalização. É uma característica um pouco diferente. O Giovane é um cara de reter a bola, de muita imposição física. O Milla não é de muita retenção, mas de uma movimentação muito boa. Não que seja um falso 9, não vem armar como um meia. Tem uma mobilidade maior, que consegue buscar o espaço entre o zagueiro e o lateral, o que nos dá uma condição interessante de movimentação ofensiva.
Como o jogo-treino diante do Santa Cruz, que seria nesta quarta-feira, foi cancelado, Campanholo deve ganhar oportunidade durante o teste diante do Tricolor. Depois de 13 jogos em 2020 e apenas um gol marcado, essa chance no início do novo ano pode ser a oportunidade do centroavante mostrar que merece permanecer no clube após o Gauchão.
— Todo mundo que está no Caxias, está à disposição. O Marcelo é um profissional que está trabalhando e buscando o espaço dele. O futebol é dinâmico. Quando ele chegou, no ano passado, dificilmente jogaria as finais (contra o Grêmio, no Gauchão) porque estava parado, mas estava em uma condição física muito boa, fez uma final na Arena de um nível muito alto. Não foi titular na Série D, teve algumas oportunidades. E agora esse ano está buscando o espaço dele — disse o treinador grená.
A vaga se abriu de última hora para um dos dois. Milla sai na frente no "vestibular" de camisa 9 no Centenário. Porém, como Lacerda diz frequentemente, isso não é motivo para acomodação:
— Sei que é uma frase meio taxada no futebol, mas aquele time que inicia não é o que termina. Está todo mundo no bolo. O Marcelo tem que buscar o espaço dele, como todos os outros estão buscando.
O time vai iniciar o confronto com Marcelo Pitol, Ivan, Guilherme Mattis, Thiago Sales e Bruno Ré; Juliano, Carlos Alberto e Diogo Oliveira; Mazola, Gustavo Ramos e Mila.