O Juventude terá duas rodadas para buscar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O time alviverde enfrenta Figueirense e Guarani nos jogos finais da segunda divisão nacional, mas agora não depende apenas de si para chegar ao objetivo. Atualmente, o Verdão ocupa a quinta colocação com 55 pontos, um a menos que o quarto colocado CSA. Para piorar, na reta decisiva da competição, o Juventude atingiu duas marcas negativas.
Com o revés de 5 a 2 contra o Avaí, o time do técnico Pintado chegou na quinta derrota seguida como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro. Os tropeços em série aconteceram contra o Vitória, Operário-PR, Cuiabá, Brasil-Pel e Avaí. A última vitória longe de casa foi diante do Confiança, 1 a 0, no dia 12 de dezembro, pela 28ª rodada. Em 18 jogos como visitante, o Ju venceu cinco, empatou quatro e perdeu nove. O aproveitamento é de 35%.
Na atual edição da Série B, além do Juventude, dois times tiveram cinco derrotas seguidas longe de casa: o rebaixado Oeste e o CRB. Outras três equipes conseguiram superar essa marca negativa. Paraná, Náutico e Cuiabá chegaram e ter seis resultados negativos na sequência como visitantes.
Outra marca negativa atingida pelo Juventude na reta final da Série B foi a primeira derrota sofrendo mais de três gols. O time alviverde teve, até o momento, 11 derrotas na competição, sendo quatro tomando três gols e essa com cinco. A última vez que o Juventude saiu derrotado tomando cinco gols numa partida foi na Série B de 2018, quando sofreu 5 a 3 para o Goiás, no Alfredo Jaconi, de virada.
A campanha do Juventude no segundo turno está abaixo do primeiro e, mesmo que vença as duas partidas que terá, não irá alcançar o mesmo desempenho em pontos. Na primeira parte do campeonato, o Verdão teve um aproveitamento de 54,3% com 31 pontos em 19 jogos disputados. Agora, o aproveitamento é de 47% e 24 pontos em 17 partidas.