— Com certeza é o jogo mais importante da competição e do ano para nós.
Assim, o volante Yuri deu uma noção de como o vestiário do Caxias está tratando a partida contra o São Luiz, segunda-feira (9), em Ijuí, pela Série D. Esse embate se torna chave na classificação grená, porque os três pontos deixam o caminho aberto para que o clube carimbe sua vaga à próxima fase com relativa tranquilidade.
Leia mais
A mudança tática do Caxias que beneficiou um jogador do sistema ofensivo
"Não pensamos em pontuação, vamos jogo a jogo", diz zagueiro do Caxias sobre classificação à segunda fase
O Rubro é sexto colocado com 13 pontos e o Caxias - quarto colocado, com 15 - vencendo, abriria cinco de vantagem sobre este rival direto. Nas últimas três rodadas, o time do técnico Rafael Lacerda terá apenas um jogo contra adversário do G-4: o Pelotas, no Centenário, na próxima semana. Por fim, fechará a fase de grupos contra os dois lanternas: Tubarão e São Caetano.
Em meio a isso, os demais rivais ainda se enfrentarão em jogos diretos. Por isso, vencer neste momento da competição se torna crucial e abriria as portas da segunda fase.
— Faltam quatro jogos e nós temos um número na cabeça para classificar. Esse jogo contra o São Luiz é muito importante, até porque eles podem nos passar e ingressar no G-4. Estamos atentos a todas essas coisas, mas precisamos focar no jogo de segunda-feira, que é o mais importante do ano até agora — complementa Yuri.
Todo esse contexto estará em campo no Estádio 19 de Outubro e se pode projetar um jogo tenso. A tendência é que nenhuma das equipes se solte ao ataque com mais contundência, lembrando muito uma disputa de Gauchão. Todo detalhe será fundamental, ainda mais para o Caxias, que deu um pênalti por jogo aos rivais das últimas três rodadas. Casualmente, todos na segunda etapa.
— Esses detalhes são muito importantes, porque numa competição de mata-mata esses detalhes podem tirar a equipe de uma disputa de acesso. A gente sabe que não pode errar mais. O momento é de passar confiança para todos os atletas que estarão em campo — afirma Yuri.
A classificação grená poderá ter um ponto chave em Ijuí, caso contrário as últimas três rodadas serão ainda mais dramáticas para o clube do Centenário. O técnico Rafael Lacerda não contará com o atacante Bruninho, lesionado. O volante Juliano e o lateral Ivan são dúvidas.