Faltam apenas quatro jogos para que o Caxias deixe pra trás o risco e o medo de não avançar no grupo A-8 da Série D e confirme a expectativa de que vai lutar pelo acesso nessa temporada. O primeiro confronto da reta final grená na fase de classificação ocorre hoje, às 15h, contra o São Luiz, em Ijuí. No Estádio 19 de Outubro, os comandados do técnico Rafael Lacerda podem retomar a vice-liderança da chave e encaminhar seu lugar no G-4.
– Sabemos que será um adversário muito difícil, em Ijuí, de confronto direto e que está brigando pela classificação. Poderíamos dizer que é um jogo de seis pontos e que nossa equipe está indo muito preparada para esse confronto. Estamos com uma expectativa muito boa para essa partida– afirmou Lacerda sobre o confronto no Noroeste do Estado.
O jogo de hoje tem característica diferente. No turno da Série D, foi justamente o time treinado por Picoli quem deu ao Caxias a primeira derrota na competição, em pleno Centenário, após uma arrancada com três vitórias. Depois disso, o time ainda ficou outros cinco jogos sem vencer e só retomou os triunfos na rodada passada, diante do Joinville.
Até por isso, a partida ficou marcada para Lacerda.
– Vínhamos de três vitórias e eu sempre comentava com os atletas, não que esperávamos a derrota, mas que era difícil se manter sempre vencendo. A derrota sempre vai vir. A equipe estava em um momento muito bom, com a confiança lá em cima. Não fomos surpreendido porque sabíamos que do outro lado tinha qualidade, uma estratégia que o São Luiz montou para vir aqui. Praticamente foram dois erros da nossa equipe e, naquele jogo, o São Luiz não errou – afirmou o treinador, pontuando o que há de diferente em seu time nesse momento do campeonato:
– Hoje, nossa equipe é equilibrada e que sabe que ninguém é favorito. Falei no início que não existe esse negócio de pensar no mata-mata, que é jogo a jogo. A diferença é essa. Nossa equipe voltou para a competição, está muito focada e sabendo que em Ijuí vai ser uma decisão. Encaramos como uma final, porque a classificação está próxima, mas está muito embolado.
Se vencer hoje, serão três jogos para o vice-líder Caxias confirmar sua vaga na próxima fase. Se perder em Ijuí, serão três confrontos para a equipe grená lutar para retomar uma das vagas no G-4. De fato, a partida desta segunda-feira pode, sim, ser chamada de decisão.