O amor pelo Esportivo acompanha Luis Henrique Piccin, 23 anos, desde seus cinco anos. Ele lembra da sua primeira ida ao Estádio Montanha dos Vinhedos, acompanhado pelo tio Marcos dos Santos.
— Ele me convidou um dia e eu fui. Nunca tinha entrado no estádio, foi a primeira vez e me apaixonei. Dali em diante, eu tive um amor pelo Clube Esportivo — relembra.
Leia mais:
Histórias de torcedor: um coração jaconero desde a infância
Histórias de torcedor: um grená apaixonado por incentivo do cunhado
Histórias de torcedor: a herança jaconera de pai para filho
Ao longo desses cerca de 18 anos acompanhando o time, Luis acumula diversas histórias marcantes. Uma delas, é a partida que garantiu o acesso do Esportivo à Elite do Gauchão, em 2019.
— Fazia um tempinho que estávamos na Divisão de Acesso. Subimos para a primeira divisão, contra o Guarani de Venâncio Aires. Foi sofrido, mas foi o que mais me marcou. Depois, todos os jogos do Gauchão de 2020 me marcaram bastante também — conta.
Além desse jogo, o confronto diante do Juventude, que garantiu ao Esportivo o título de Campeão do Interior, no Estadual deste ano, também se destaca. Luis Henrique diz que o Esportivo ultrapassou as expectativas.
— Estávamos para ser campeões do interior, sabendo que ganharíamos as vagas na Série D e na Copa do Brasil. Então, eu estava assistindo o jogo pela internet, ansioso, nervoso, porque tínhamos recém subido da Divisão de Acesso, a gente não sabia o que ia dar esse ano com o time. E foi excelente, um bom jogo e me marcou bastante. Fomos campeões do Interior e conseguimos essas duas vagas para o próximo ano — alegra-se.
Para registrar esse amor pelo clube de Bento Gonçalves, Luis reservou um espaço na garagem de casa para homenagear o time. Depois de diversas pesquisas, ele encontrou fotos de todos os elencos da equipe, desde o ano de 1919 e as fixou em um cantinho especial.
— Peguei um cantinho, pintei a parede toda de azul. As fotos, eu arquivei todas elas, fiquei um ano procurando imagens dos elencos, desde 1919 até 2020. Então, eu fui arquivando pesquisas pela internet, facebook, google, jornais, todos os meios que pude encontrar. Mandei revelar depois. Então, eu grudei elas na parede, em ordem, de 1919 até 2020. Coloquei em isopor, para ficar tipo um 3D. A ideia surgiu porque eu queria os pôsters do Esportivo, de campeão, essas coisas. E é difícil tu encontrar de um clube do interior. Então, eu tive a ideia de fazer isso, porque fica como um pôster, só que em tamanho menor — conta.
Além da homenagem, Luis também dedica parte de seu tempo para divulgar o clube. Ele alimenta uma página nas redes sociais, chamada de Esportivo Mil Grau, com vídeos e fatos marcantes, para matar a saudade do torcedor.
— A minha maior saudades é ver o Esportivo, ir para o Estádio, ver a torcida aplaudindo, apoiando. Para matar essa saudade, eu tenho uma página em Facebook, Youtube e Instagram, chamada de Esportivo Mil Grau. Ali, eu posto vídeos dos jogos desse ano e do ano passado.
O Esportivo não entra em campo desde o dia 2 de agosto, quando despediu-se do Campeonato Gaúcho. Na próxima temporada, a equipe disputará a Copa do Brasil e a Série D, além do Estadual. Até lá, o torcedor vislumbra um futuro de conquistas.
— O último ano que o Esportivo jogou um Campeonato nacional, que foi o Brasileiro, foi em 2007, na Série C. Então, vai ser um ano marcante. Voltar a jogar um Brasileirão, Série D, vai ser impactante para a cidade também. A cidade vai estar apoiando com certeza para o Esportivo continuar no campeonato nacional e continuar desse jeito, cada vez subindo mais. A Copa do Brasil também, faz 17 anos da última participação do Esportivo. Em 2004, quando caiu fora para o Fluminense. E eu acredito que a gente consiga fazer uma boa campanha na Série D e na Copa do Brasil, contando com o Gauchão também. Acredito que ano que vem a gente consegue fazer um bom futebol — almeja.
Ficha do torcedor
Nome completo: Luis Henrique Piccin
Idade: 23 anos
Um Jogo marcante do Esportivo: Jogo da classificação do Esportivo para o Gauchão 2020, contra o Guarani-VA
Um ídolo do Esportivo: Zulu
Um gol do Esportivo: Gol olímpico do Athos contra o Ypiranga, em 2019. Foi o primeiro gol olímpico na era Montanha dos Vinhedos
Por que torce pelo teu clube? Porque desde pequeno acompanho o Esportivo
Qual o teu primeiro jogo no estádio? Foi quando eu tinha cinco anos, mas não me lembro o jogo
Costuma assistir os jogos em que parte do Estádio? Parte onde fica a torcida organizada Fúria AlviAzul
Costuma assistir os jogos com quem? Com minha namorada Rafaela Ferreira
Ouça o Especial do programa Show dos Esportes na Rádio Gaúcha Serra
Leia também:
De olho na base: conheça o meia Ronald, do Juventude