A estreia do KTO/Caxias do Sul Basquete em seu retorno ao Novo Basquete Brasil (NBB) foi empolgante. Jogando contra o Brasília, nesta quinta-feira (18), o time gaúcho dominou o confronto no Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes-SP, e triunfou com autoridade, por 84 a 69.
Com show do armador argentino Nico Ferreyra, com 16 pontos e cinco assistências, o paredão imposto pelo pivô Shilton na defesa e a equipe, de forma coletiva, com ótima atuação, os comandados do técnico Rodrigo Barbosa não deram chance para o adversário e mostraram que o torcedor do Caxias terá muitos motivos para sorrir nessa temporada.
Entre os números de destaque, o elevado número de bolas de três pontos convertidas pelo Caxias Basquete. Foram 12 de 24 tentativas — 50% de aproveitamento. Além de Nico, pontuaram com digito duplo Túlio da Silva (11 pontos), Antonio (11) e Eddy (10). Na sexta-feira (20), também em Mogi, o adversário será o Bauru, às 18h30min.
Confira o Guia do NBB:
O jogo
Os primeiros minutos do jogo foram de um Caxias se adaptando com a estreia, enquanto o adversário já havia jogado duas partidas. Até por isso, as primeiras tentativas de arremessos da equipe gaúcha foram de baixo aproveitamento, com o Brasília convertendo suas oportunidades iniciais. A primeira cesta do Caxias no retorno ao NBB foi de Antonio, que avançou sobre a marcação e somou dois pontos.
Depois do início com alguns erros, a bola de três do Caxias começou a funcionar. Antonio, em duas oportunidades, e Pedro Teruel, em outra oportunidade, fizeram a virada acontecer e a vantagem ocorrer no placar. Assim, os 10 minutos iniciais encerraram com vitória do KTO/Caxias por 20 a 16.
No segundo período, o jogo começou mais equilibrado. As duas equipes seguiram arriscando bastante. Apesar de chegar a ampliar a vantagem no início do quarto, com boa participação de Túlio da Silva, o Caxias acabou encontrando dificuldades na segunda metade do período. O Brasília chegou a reduzir a diferença para três pontos, quando o jogo estava em 33 a 30 para os gaúchos.
O retorno de Shilton à quadra e a entrada de Pedro Mendonça devolveram o equilíbrio ao time de Rodrigo Barbosa e a vantagem ao intervalo do jogo, era de 12 a favor do Caxias Basquete — 43 a 31 no total e triunfo no quarto por 21 a 15.
Na volta do vestiário, o time caxiense retomou avassalador. Com pouco mais de três minutos do terceiro quarto, o Caxias já abria 17 pontos no placar, após bola de três do argentino Nico, com um 55 a 38. A partir daí, o domínio só foi se ampliando. Com isso, foi possível que Rodrigo Barbosa pudesse rodar em alguns momentos a equipe para fazer com que o grupo todo pudesser ter minutos de quadra no primeiro confronto. Assim, o Caxias venceu o período por 22 a 19 e o placar do jogo foi para 65 a 50.
No quarto período, o ritmo seguiu intenso do time gaúcho, para não deixar o Brasília ameçar a vitória na arrancada. Mexendo bastante a equipe, o Caxias manteve a margem de vantagem em 20 pontos durante quase todo o período. No final, o time do Distrito Federal ainda reduziu um pouco da vantagem, para 15, mas não evitou o bom começo dos gaúchos. 84 a 69 em Mogi.