O site "The Intercept Brasil", divulgou, nesta terça-feira (3) vídeos que retrataram ataques sofridos pela blogueira Mariana Ferrer durante o julgamento, há quatro meses. A justiça inocentou André de Camargo Aranha, da acusação de estupro feita pela blogueira.
Durante o julgamento, atitudes do advogado de defesa e do juiz causaram revolta nas redes sociais. Além disso, a decisão que absolveu André das acusações parte do princípio de que ele não teria como saber se Mariana tinha ou não condições de consentir com relação sexual e, assim, o acusado não teria a intenção de estuprá-la. Decisão intitulada de "estupro culposo".
No Brasil, diversos clubes e figuras públicas usaram seus espaços de fala para apoiar Mariana Ferrer e se posicionar a respeito do caso. Na Serra Gaúcha, não foi diferente. O movimento iniciou pelo Caxias, que postou em suas redes sociais: "Estupro culposo não existe".
O Juventude também utilizou o seu espaço para chamar atenção para o caso, incentivando as mulheres a denunciarem a violência.
O KTO/Caxias Basquete também usou o twitter para compartilhar uma publicação da NBB pedindo justiça.
Nesta quarta-feira (4), foi a vez de Brasil de Farroupilha e Esportivo se manifestarem através das redes sociais. O Brasil-Fa utilizou o Instagram para dizer que estupro culposo não existe.
Enquanto o Esportivo utilizou a imagem da torcedora Luana Zortea para entoar a voz das mulheres, por meio de um vídeo.