Acabou o jejum. O Caxias voltou a vencer na Série D do Campeonato Brasileiro. Neste sábado (31), no Estádio Centenário, a equipe grená derrotou o Joinville, por 1 a 0, com gol marcado pelo volante Marabá. Com o resultado, a equipe do técnico Rafael Lacerda termina com a série de seis partidas sem ganhar na competição nacional.
Agora, o Caxias soma 15 pontos, está na quarta colocação, mas com a mesma pontuação do Pelotas (2º), Joinville (3º) e Marcílio Dias (5º). O time grená terá nove dias até o próximo jogo. A equipe do técnico Lacerda enfrenta o São Luiz, na segunda-feira (9), às 15h, no Estádio 19 de outubro.
Primeiro tempo sem gols
Sem o meio-campista Carlos Alberto suspenso, o técnico Rafael Lacerda escalou Felipe Tonini como titular. E o Caxias começou mais presente no campo ofensivo, no entanto, com poucas oportunidades. Aos oito minutos, Ivan fez boa jogada pela direita e tocou para o Diogo Oliveira, que finalizou. A bola desviou na zaga e foi para escanteio.
No minuto seguinte, outra vez o lateral-direito Ivan fez a assistência, dessa vez dentro da pequena área e Giovane Gomez desviou no canto esquerdo para defesa tranquila do goleiro.
Após boas jogadas pelo lado direito com Ivan, o Caxias teve um prejuízo aos 14 minutos. O lateral-direito teve que ser substituído após sentir um problema físico. Assim, Bruno Ré entrou na equipe e Eduardo Diniz passou a atuar na lateral direita.
O Caxias chegou a marcar um gol aos 22 minutos, mas o árbitro João Paulo Romano Queiroz anulou. Após cruzamento do lado esquerdo, o centroavante Giovane Gomez se enrolou com o zagueiro e a arbitragem marcou falta de ataque. O zagueiro Thiago Sales cabeceou para o gol, mas não valeu.
Mais ofensivo que o adversário, mas sem criar muitas oportunidades, o Caxias subiu a marcação e pressionou a saída de bola do Joinville. Assim, surgiu a principal chance grená aos 25 minutos. O meia Felipe Tontini recuperou a bola na intermediária e fez o passe para Marabá, que chegou na meia-lua e finalizou por cima do gol.
Defensivamente o Caxias não foi exigido. A única oportunidade do Joinville aconteceu aos 40 minutos. Em cobrança de falta pelo lado esquerdo, Diego rolou e Lucas de Sá chutou no centro do gol. Pitol defendeu. Nada de gols no primeiro tempo: 0 a 0.
Segundo tempo
O Caxias voltou com a mesma formação que terminou a primeira etapa. O cenário do começo do segundo tempo foi semelhante ao primeiro tempo. Caxias ofensivo e o Jonville se defendendo. Logo aos cinco minutos, Diogo Oliveira chegou na linha de fundo pela esquerda e cruzou na pequena área. O centroavante Giovane Gomez cabeceou e a bola desviou na zaga. Passou à esquerda do gol do Joinville.
Aos 18 minutos, Claudinho recebeu no bico da grande área e cruzou na segunda trave, pelo lado direito, onde aparecia Marabá. O volante grená não alcançou e não conseguiu cabecear. Buscando encontrar alternativas para criar mais ofensivamente, o técnico Rafael Lacerda mudou a equipe aos 25 minutos. Diogo Oliveira saiu para entrada de Matheuzinho.
Aos 27, Tontini puxou contra-ataque pelo meio e serviu Claudinho dentro da área. O atacante recebeu e finalizou no centro do gol. Defesa do goleiro Dalberson.
E foi na bola parada que saiu o tão esperado gol do Caxias. Aos 31 minutos, Tontini cobrou escanteio com perfeição na segunda trave e o volante Marabá subiu mais que a zaga para cabecear forte para o fundo rede: Caxias 1x0 Joinville.
Quando a vitória se encaminhava, um susto para o torcedor grená. O zagueiro Rafael Goiano cometeu pênalti. Aos 43, Alison bateu e Marcelo Pitol pulou no canto direito para defender e salvar o Caxias. Aos 46, dentro da área, Fernando finalizou e Marcelo Pitol pegou no centro da meta.
O time grená quase ampliou aos 49, com Felipe Tonini. O meia arriscou de fora da área e o goleiro Dalberson espalmou para escanteio. Fim de jogo: Caxias 1x0 Joinville.
Ficha técnica:
Caxias 1x0 Joinville - 10ª rodada - Série D
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Data: 31/10/2020
Árbitro: João Paulo Romano Queiroz (PR), auxiliado por Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Mateus Olivério Rocha (RS)
Caxias
Marcelo Pitol, Ivan (Bruno Ré, 14/1º), Rafael Goiano, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Yuri, Marabá (Vidaletti, 38/2º), Felipe Tontini e Diogo Oliveira (Matheuzinho, 25/2º); Claudinho e Giovane Gomez. Técnico: Rafael Lacerda
Joinville
Dalberson; Edu Melo, Charles, Fernando e Renan Castro; Caio Mello, Diego, Davi Lopes (Romarinho, 34/2º); Lucas Sá (Kaynan, 25/2º), Mayk (Cristian, 34/2º)e Alison Mira. Técnico: Fabinho Santos
Cartões Amarelos: Diogo Oliveira, Rafael Goiano, Marcelo Pitol, (C); Charles (J)
Gol: Marabá, aos 31 minutos do segundo tempo