Setembro começa para o Caxias com lembranças de um passado recente e expectativa pelo futuro próximo. Ainda com a recordação da grande atuação e vitória diante do Grêmio, no segundo jogo da final do Gauchão, e com o vice-campeonato, a hora é de projetar o principal objetivo da temporada: o acesso à Série C.
Leia Mais
Caxias recebe cinco prêmios individuais na eleição dos melhores do Campeonato Gaúcho
Grupo de jogadores do Caxias recebe folga antes de iniciar a preparação para a Série D
Em algumas semanas, o Caxias começa a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. No entanto, antes terá que fazer força para manter os principais jogadores e o técnico Rafael Lacerda, todos valorizados pela grande campanha no Estadual.
— A gente tem um compromisso, um com o outro, muito forte, uma cumplicidade muito forte dentro do vestiário com todos da comissão técnica. Sabemos que o empenho e o trabalho vai ser feito o melhor de tudo para continuar e buscar a tão sonhada vaga para a Série C. Nós não temos nada no papel. No início tínhamos opções de treinador, mas numa conversa com a direção, alinhamos o nosso trabalho em conjunto e assim se deu a conquista do vice-campeonato — disse o presidente do Caxias, Paulo Cesar Santos, que completou em entrevista ao Show dos Esportes da Rádio Gaúcha Serra:
— Vamos fazer o possível e impossível para manter o Lacerda. Depois de tudo que a gente ouviu no inicio do trabalho, agora com a demonstração do profissionalismo de todos, tem mais que ficar até 2021, ou até mais.
Não é só o técnico Lacerda que se valorizou. Todo o elenco do Caxias do Caxias tem despertado interesse em outros clubes. Algumas especulações dão conta de equipes interessadas no lateral-direito Ivan e no zagueiro Laercio. Por enquanto, nada oficializado.
— Tudo é muito cedo. Jogamos no domingo. Claro que sempre tem sondagem de clubes da Série A, B e C , mas o nosso elenco está fechado. Vou dar um exemplo. Na reza final, nossas lideranças estavam focados na Série D — disse o presidente, que completou sobre o lateral Ivan:
— Nas renovações, colocamos um percentual ou um valo específico que venha a dar uma condição ao Caxias, até o no momento do acerto. Também para nos auxiliar financeiramente. Não é nada expressivo, mas o próprio jogador concordou.
Para a Série D, o Caxias já contratou o centroavante Marcelo Campanholo e o atacante Claudinho. Mais peças deverão chegar. O atacante Gilmar não irá permanecer no clube, assim como o zagueiro Jean.
— A gente tem ajustes dentro do elenco que acontecem e que vão acontecer gradativamente. O jogo contra o Grêmio foi muito importante para todos do elenco. É um passo de cada vez. O Caxias tem que ter um ponto de equilíbrio. O Caxias tem um deficit financeiro muito grande. Claro, que a gente gostaria de manter todos do elenco e vai fazer todo o possível para a manutenção. O Caxias quer reforçar mais isso vai depender do apoio dos honradores da história. Contamos muito com a colaboração do torcedor e patrocinadores.
Acesso e mandato
O Caxias está no grupo 8 da Série D, ao lado de Pelotas, São Luiz, Joinville, Marcílio Dias, Tubarão, Novorizontino e São Caetano. Nas últimas duas edições, o clube bateu na trave para conseguir o acesso, contra Treze-PB e Manaus. Nesta temporada, quer fazer diferente.
— Temos a grande necessidade de conseguir o acesso. Eu acredito nas pessoas de bem. Neste momento estamos cercados de pessoas de bem e que querem o Caxias no seu devido lugar. Estamos de braços abertos para quem quiser ajudar. Precisamos de apoio de todos. Esse ano temos que sair da Série D — disse o presidente.
Paulo Cesar Santos tomou posse como presidente do Caxias no dia 4 de novembro do ano passado. O mandato seria de 12 meses. No entanto, com a pandemia e a mudança no calendário do futebol, esse prazo pode ser alterado e aumentado. O conselho deliberativo do Caxias abre essa possibilidade.
— Foi cogitado em reunião e lá estavam meus vices e outros dirigentes. Foi levantada essa situação. Nosso mandato é de um ano. Estamos a dois meses para completar o mandato. Aí cabe ao nosso conselheiro entender o que é melhor para o clube. Nós vamos continuar fazendo o melhor para a instituição — finalizou o presidente.