Finalmente a primeira vitória do Juventude na Copa do Brasil veio na hora certa. Na tarde desta quinta-feira (17), no Estádio Alfredo Jaconi, a equipe alviverde fez 2 a 0 no CRB no jogo de ida da quarta fase da competição nacional, com gols de Igor e Wagner. Na terça-feira (22), às 19h, em Maceió, os comandados do técnico Pintado podem até perder por um gol de diferença que garantem a passagem para as oitavas de final do torneio, quando entram as equipes que disputam a Libertadores.
O jogo ainda era equilibrado, quando a 11 minutos, a primeira polêmica. O atacante Dalberto invadiu a área do time alagoano e caiu pedindo pênalti, após dividida com Gum. No detalhamento da imagem, foi possível ver o toque do joelho do defensor no atacante alviverde, mas a arbitragem — sem o VAR — mandou a partida seguir.
Do lado dos visitantes, a primeira chance clara veio aos 23. Diego Torres cruzou a bola para a área alviverde, Reginaldo Júnior fez um desvio e a bola se apresentou para o cabeceio de Carlos Jatobá. O volante mandou buscando o canto de Carné, que fez uma difícil defesa, jogando para a linha de fundo. No escanteio, Igor Cariús cabeceou e a bola foi para fora.
Após o susto, veio o alívio. Aos 33, Renato Cajá cobrou escanteio para o meio da área. Igor Cariús tirou de cabeça e a bola sobrou para Igor. O lateral-direito alviverde arriscou e contou com o desvio em Reginaldo Júnior para abrir o marcador: 1 a 0 Juventude no Jaconi.
Ainda que atrás do placar, o CRB seguia pressionando. Aos 38, Igor Cariús recebeu de Diego Torres e arriscou em chute cruzado. Marcelo Carné, com os pés, mandou para a linha de fundo. O time de Maceió ainda reclamou de duas penalidades não marcadas. Na primeira, Bareiro derrubou Léo Gamalho. Depois, aos 45, a bola bateu na mão do zagueiro Wellington e na sequência no braço do meia Diego Torres. O árbitro só marcou o toque do jogador do Galo alagoano.
O segundo tempo começou com o Juventude querendo ampliar o placar e diminuir o domínio do rival nas ações do primeiro tempo. Assim, aos quatro minutos, Renato Cajá aproveitou erro de passe de Moacir e tocou para Breno. O atacante alviverde finalizou e o goleiro Victor Silva fez difícil defesa.
Aos 15, foi Cajá quem finalizou de longe e obrigou o camisa 1 alvirrubro a fazer boa interceptação. Em nova saída errada do CRB, aos 19, Breno avançou em velocidade e arriscou novamente. Desta vez, porém, a bola subiu de mais e foi pela linha de fundo.
Os visitantes só começaram a mostrar reação aos 25. Moacir cruzou na área e Dudu cabeceia para defesa de Carné. Mesmo que o goleiro alviverde não tenha encontrado dificuldade para ficar com a bola, o atacante do CRB teve espaço para finalizar.
Mas aos 35, a consolidação do primeiro triunfo alviverde na Copa do Brasil em 2020. Marciel lançou Dalberto às costas da defesa pela esquerda. O atacante invadiu a área e cruzou para Wagner aproveitar e dar um carrinho para mandar para as redes quando o goleiro já estava vencido: 2 a 0 e vitória garantida. A vantagem foi bem encaminhada para o jogo da volta.
Ficha técnica
Juventude 2x0 CRB
Copa do Brasil - Quarta fase - Jogo de ida
Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul - 17/9/2020
Gols: Igor (J), aos 33min do primeiro tempo. Wagner (J), aos 35min do segundo tempo.
Juventude
Marcelo Carné, Igor, Wellington, Nery Bareiro e Eltinho; João Paulo, Gustavo Bochecha (Luís Ricardo, 45'/2°); Capixaba (Gilson, 22'/2°), Renato Cajá (Wagner, 30'/2°) e Breno (Marciel, 22'/2°); Dalberto (Gabriel Bispo, 45'/2°). Técnico: Pintado
CRB
Victor Souza; Moacir, Gum, Reginaldo Júnior e Igor Cariús; Claudinei, Carlos Jatobá e Diego Torres (Felipe Menezes, 32'/2°); Luidy (Dudu, 15'/2°), Magno Cruz (Bill, 15'/2°) e Léo Gamalho. Técnico: Marcelo Cabo
Arbitragem: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Daniel Luis Marques e Daniel Paulo Ziolli (trio paulista)
Leia também
PSOL de Caxias do Sul decide apoiar Pepe Vargas