Está chegando a hora de ficar um pouco mais em casa, Juventude. O início do Campeonato Brasileiro da Série B está marcado por um grande número de jogos da equipe alviverde longe do Alfredo Jaconi. Neste sábado (5), o time do técnico Pintado encara o Oeste, na Arena Barueri, a partir das 11h. Esta será a quinta partida do Papo como visitante em oito rodadas.
Até a entrada em campo, o Juventude terá percorrido, em números gerais, mais de 17 mil Km desde o início da competição. Essa é a quarta viagem do time para a realização de seis jogos — cinco na Série B e um da Copa do Brasil. Quando retornar para casa, serão mais mil quilômetros na bagagem e a esperança de trazer junto três pontos da Arena Barueri.
Para isso, porém, o técnico Pintado não terá vida fácil. Mesmo na zona do rebaixamento, o Oeste é uma das equipes mais difíceis de serem batidas na história da Série B. Mesmo sem nunca ter ganho muito ou ter sondado a possibilidade de acesso, a equipe paulista sabe empatar como poucos.
Ano passado, foram 17 empates. Em 2018, foi um turno inteiro de partidas do Oeste sem um vencedor. Das 19 partidas com placar igualado, duas foram contra o Juventude: 1 a 1 no Jaconi e 0 a 0 em Barueri. Em 2017, mais um chuva de empates. Foram 17. Em Caxias, mais um 0 a 0 no duelo contra o Papo, mas o rubro-negro triunfou por 3 a 0 contra o Ju no palco do jogo deste sábado.
Desde que chegou na Segunda Divisão, em 2013, o rival alviverde deste sábado empatou cerca de 40% de suas partidas. Nesta Série B, por incrível que pareça, Juventude e Oeste estão igualados em empates. São três placares de igualdades para cada lado.
Como trabalha falando em acesso, o Juventude precisa ganhar para se aproximar do G-4. Depois da derrota para a Chapecoense, na terça-feira (1), o time chegou a cinco jogos sem vencer na Série B. Se perder, o Juventude ficará ainda mais distante do grupo de cima e verá a zona da degola mais próxima. Um novo empate, não vai ser novidade para ninguém, mas para que fala em subir, não ajuda muito a sair do lugar.
Depois desse jogo, serão 17 dias em casa, com tempo para descanso e somente partidas no Jaconi. Mas, para que essa volta ao lar seja tranquila, triunfar é preciso na Arena Barueri.