Após o vice-campeonato no Gauchão, o grupo de jogadores do Caxias recebeu três dias de descanso. Nesta quinta-feira (3), acontece a reapresentação e o recomeço dos trabalhos para o principal objetivo da temporada: buscar o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. A grande dúvida do torcedor é se os principais destaques na campanha do Estadual serão mantidos para a Série D.
Leia Mais
Caxias encaminha contratação de zagueiro para a Série D
"Vamos fazer o possível e o impossível para manter o Lacerda", diz presidente do Caxias
—É um recomeço ao natural da nossa preparação desde o início do ano. Fazer um grupo forte para conseguir os objetivos. Vamos definir as próximas semanas de treinamentos e alguma situação de reforço para a nossa equipe — disse Ademir Bertoglio, gerente de futebol do Caxias, que completou sobre possíveis saídas de atletas:
— Até o momento, não chegou nada até nós. A gente sabe que depois da apresentação que nossa equipe teve contra o Grêmio, provavelmente alguns atletas sejam assediados. Hoje em dia, muitas vezes, empresários e clubes vão direto no jogador para sondar, mas para sair do clube eles têm que procurar a direção primeiro. Então estamos aguardando alguma proposta e, tendo a saída, vamos buscar a reposição à altura. Isso faz parte do futebol, ainda mais em uma equipe vencedora.
Sobre reforços, o Caxias busca zagueiros e um centroavante. Para a zaga, Érik, que estava no Veranópolis, está encaminhado. O zagueiro Jean não permanece por opção do clube. No ataque, Gilmar não continua por escolha pessoal. Já em relação ao técnico Rafael Lacerda, a expectativa é que ele permaneça para a sequência da temporada. O planejamento é organizado com ele.
— É algo natural pela campanha e a maneira como se portou dentro de campo. Isso é visível que tem trabalho da comissão técnica. Nessa carência do futebol brasileiro de novos treinadores que confirmem seu trabalho, o Lacerda começou muito bem. Ele é muito identificado com o Caxias. Não posso dar 100% que ele fica, porque o futebol é dinâmico, mas a vontade dele externada era que ele ficasse para completar o ciclo — analisou Ademir.
A estreia na Série D deve acontecer no dia 19 ou 20 de setembro contra o São Caetano. Até lá, serão quase três semanas de preparação. Pela dificuldade de encontrar adversários e colocar em prática o protocolo de segurança, dificilmente um amistoso será marcado.
—A Série D é uma competição diferente. Por vezes, a gente não dá nada por uma equipe e ela chega no mata-mata e surpreende. Da mesma forma, tem equipes que estão com investimento muito alto, como o Novorizontino, a Ferroviária, o Brasiliense e o América-RN. Essa equipes tem um investimento muito superior ao Caxias. Mas sabemos que neste nível de competição, a entrega e a garra dos atletas equipara na qualidade.
O São Caetano, adversário na primeira rodada da Série D, está na disputa da Série A-2 do Campeonato Paulista. Na sexta-feira (4), às 15h, enfrenta o Monte Azul fora de casa e na outra sexta (11) tem o segundo jogo no Anacleto Campanella. Os confrontos eliminatórias são pelas quartas de final.