O Caxias do Sul Basquete definiu nesta segunda-feira (31) o patrocinador máster para o retorno ao Novo Basquete Brasil (NBB). Na temporada 2020/2021, a equipe caxiense entrará em quadra junto com a marca da casa de apostas esportivas KTO.
Sediada em Malta, na Europa, a empresa tem um gerente no Brasil, que foi o interlocutor entre o time e a equipe de marketing da casa de apostas esportivas. Natural de Santa Cruz do Sul, Cássio Filter é um exemplo de como a proximidade do esporte com as comunidades cria uma paixão diferente entre as pessoas com as modalidades.
— Minha adolescência toda foi no auge do Corinthians, que era um time de Santa Cruz do Sul muito forte. Eu cresci com isso e sou um fã do basquete. Quando o Rodrigo (Barbosa, técnico do Caxias Basquete) nos procurou e explicou que o Caxias estava praticamente para perder a vaga, porque completaria a terceira temporada fora, e o Rio Grande do Sul poderia definitivamente sair do cenário do basquete nacional, imediatamente liguei para os meus diretores, em Malta. O meu diretor, que é sueco, também é apaixonado por basquete, gostou da ideia — contou Filter, explicando que os ajustes foram alinhados até os últimos momentos:
— A gente negociou durante o fim de semana, mandando mensagem o tempo inteiro para o Rodrigo, ajustando situações. A questão não era nem tanto de valores, mas como isso seria formatado, de como poderíamos de certa forma ajudar o Caxias.
Enquanto aguarda a liberação da atividade das casas de aposta no Brasil, a KTO segue atuando através da sede europeia. Ainda assim, a relação com o Caxias do Sul Basquete será feita diretamente por Filter. Isso fará com que a ligação entre a equipe e seu patrocinador máster seja ainda mais aproximada.
— A gente quer estar junto, próximo. Obviamente que a gestão é do Caxias, eles que entendem do negócio. Mas queremos estar próximos para poder apoiar da maneira que for possível para que o time se desenvolva cada vez mais e consiga o protagonismo que teve na última participação — disse o gerente na empresa no país, que, a partir da conclusão da parceria, vai trabalhar com os dirigentes do Caxias Basquete a melhor forma de conduzir a gestão:
— Não existe ainda um módulo de trabalho, como vai ser feito isso. A KTO não é uma agência que está vindo aqui com uma empresa de fora. Não. É tudo com gente daqui. Eu sou o gerente para o mercado brasileiro, então é comigo diretamente que as coisas serão tratadas no que tange o basquete.
A união da marca da casa de apostas com a equipe caxiense, segundo Filter, vai além de um simples incentivo. Há também o interesse no mercado local, a possibilidade de expansão da empresa no cenário nacional e uma forma de retribuir ao Estado, onde a gama de clientes ainda é crescente.
— Óbvio que, quando a gente começa uma parceria, pensa em resultados. Mas começamos a investir mais a nossa marca no Brasil em 2019 e focamos inicialmente na região sul do país como nosso alvo. Como o Rio Grande do Sul nos recebeu muito bem, estamos entre as principais marcas de apostas no Estado, a gente considera que é uma retribuição também fazendo com que permaneça no cenário principal do basquete.
O intuito agora é fazer com que a parceria seja duradoura. Para que isso ocorra, a nova patrocinadora máster do agora KTO/Caxias do Sul Basquete acredita que as pessoas que fizeram com que esse sonho fosse possível, merecem esse retorno ao NBB.
— O meu diretor de marketing comentou na reunião hoje que para a gente poder ajudar o Caxias nesse momento difícil, várias pessoas, talvez milhares, foram envolvidas desde que o basquete surgiu na cidade para que o time chegasse nesse estágio e tivesse uma vaga na liga. Tudo que a gente não quer e não pode deixar acontecer é que todo trabalho construído até aqui se perca — concluiu Filter.