Em 2000, o Caxias colocou seu nome na história do futebol gaúcho. A equipe do técnico Tite conquistou o Estadual em cima do Grêmio. Agora, 20 anos depois, os comandados de Lacerda poderão repetir o feito contra o mesmo adversário. Nesta quarta-feira (26), às 21h30min, começa a decisão do Gauchão no Estádio Centenário.
Leia Mais
De capitão a treinador: Lacerda disputa segunda final de Gauchão pelo Caxias
Ex-camisa 10 do Caxias relembra conquista de 2000 e torce pelo bicampeonato
O atual camisa 1 do Caxias é símbolo do clube e uma das principais peças do time. Em 2000, com 18 anos, o goleiro Marcelo Pitol estava próximo de subir para o time profissional do Grêmio. Formado na base do Tricolor, ele estava nas categorias de base e acompanhou aquela decisão com o feito memorável do seu atual clube.
- Naquele momento, eu estava no juniores do Grêmio. Eu devo ter visto o jogo. Não lembro se assisti no estádio Olímpico o segundo . O professor Gilmar Dal Pozzo fez a defesa de pênalti do Ronaldinho. É um grande feito para o Caxias. Foi uma conquista incrível e a gente quer colocar nosso nome no clube. A gente sonha, deseja, almeja e quer muito esse título de 2020 - analisou Marcelo Pitol, em entrevista ao programa Show do Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Hoje, aos 38 anos, Pitol está no seu 14º Campeonato Gaúcho. O segundo pelo Caxias. Em 2017, esteve no time que chegou à semifinal e foi campeão do Interior. Agora, pode conseguir um título maior. Em 2018, contra o mesmo Grêmio, chegou perto da conquista defendendo o Brasil-Pel. Perdeu na decisão.
- Estou muito feliz por disputar mais um Gauchão. Espero conseguir um grande feito com todos os meus companheiros e todos que torcem por nós. É possível sim. Vamos atrás deste sonho. É uma decisão. Respeitamos a equipe do Grêmio, mas nunca temendo. É uma grande equipe do futebol brasileiro, mas sabemos que fizemos um grande primeiro turno e um grande segundo turno. Não classificamos por um gol - comentou Pitol.
Se for campeão gaúcho, Pitol pode completar um feito importante: conquistar as três divisões do Campeonato Gaúcho. Ele venceu a Terceirona pelo Aimoré, e a Divisão de Acesso pelo Caxias em 2016. Além disso, pode aumentar o número de conquistas pelo clube grená. Além da Divisão de Acesso, levantou a taça da Copa Larry Pinto de Faria, em 2016, o título do Interior, em 2017, e o primeiro turno do Estadual, neste ano.
- Eu almejo muito isso. Eu chego a sonhar, fico ansioso para esse jogo. Tudo com uma esperança e uma expectativa muito boa. Espero que nossa equipe esteja iluminada. O favorito é o Grêmio, por ser um clube maior e ter uma estrutura maior. Eles estão jogando e estão alguns jogos na nossa frente, mas isso não significa que eles serão campeões. Nosso time quer muito esse título - destaca Pitol.
Leia Também
Leitos de UTI no SUS têm ocupação de 82% em Caxias do Sul
Batismo de aeronave marca retomada de voos comerciais em Caxias do Sul