A partir desta sexta-feira (7), 20 equipes começam a disputa por uma das quatro vagas na elite do Campeonato Brasileiro. A Série B de 2020 será diferente de todas as outras edições.
Com as restrições impostas por conta da pandemia do novo coronavírus, a festa das arquibancadas nos estádios de Norte a Sul do país não vão ocorrer. De casa, os torcedores vão assistir o que cada uma das equipes têm a apresentar para o sonhado objetivo de fazer parte do seleto grupo de 20 times que participa da primeira divisão nacional.
Para o Juventude, a caminhada começa no sábado (8), a partir das 11h, no Estádio Alfredo Jaconi, contra os alagoanos do CRB. Com o técnico Pintado e 11 reforços contratados até agora pensando na Série B, a equipe alviverde lutará para retornar ao topo do futebol nacional, de onde saiu em 2007 e nunca mais retornou.
Em uma competição onde apenas uma agremiação conquista o título, mas quatro equipes saem com o sentimento de serem campeões, os postulantes ao acesso surgem e desaparecem rodada após rodada.
Assim como tem acontecido na maioria das temporadas, a Segunda Divisão deste ano terá também uma equipe do grupo das gigantes do futebol brasileiro. O Cruzeiro-MG disputará pela primeira vez em sua história a Série B, recheado do problemas após o rebaixamento em 2019.
Há também quem não visitava há tempos a competição, como a Chapecoense-SC. O time catarinense subiu em 2014 e não havia sofrido o rebaixamento desde então.
Da região Sul do país, o Juventude e a Chape terão a companhia do gaúcho Brasil-Pel, tradicional rival alviverde num clássico regional, Figueirense-SC, Avaí-SC, Operário-PR e Paraná-PR.
Do Sudeste, além do Cruzeiro, disputam a competição o América-MG, além da legião de paulistas, com Botafogo, Guarani, Oeste e Ponte Preta.
Sem a tradicional pressão das arquibancadas, os nordestinos estão representados na Série B por Confiança-SE, CRB-AL, CSA-AL, Náutico-PE, Sampaio Corrêa-MA e Vitória-BA. O Cuiabá-MT é o único representante da região Centro-Oeste.
A equipe de esportes do Jornal Pioneiro preparou este material especial para apresentar os 19 rivais do Juventude no Campeonato Brasileiro da Série B e os protagonistas das equipes postulantes ao acesso.
Avaí
:: Técnico: Geninho
:: Em 2019: rebaixado da A
:: Situação em 2020: O Leão da ilha foi eliminado nas quartas de final do Catarinense e na primeira fase da Copa do Brasil. Após a desclassificação no Estadual, o técnico Rodrigo Santana foi demitido e o experiente Geninho, de 72 anos, foi chamado para mais uma passagem na Ressacada.
:: Reforços para a Série B: Ralf (V), Victor Salinas (Z), Renato (LD)
:: Destaque: Rildo
:: Time-base: Lucas Frigeri, Arnaldo, Betão, Airton e Capa; Ralf, Bruno Silva; Lourenço, Valdívia e Rildo; Jonathan.
Figueirense
:: Técnico: Márcio Coelho
:: Em 2019: 16º da Série B, com 41 pontos
:: Situação em 2020: A participação no Catarinense foi encerrada de forma surpreendente, nas quartas de final. Foi eliminado pelo Juventus, de Jaraguá do Sul. Na Copa do Brasil, está na terceira fase e venceu no jogo de ida o Fluminense, em Florianópolis, por 1 a 0.
:: Reforços para a Série B: Lucas Carvalho (LD), Victor Oliveira (Z/LE), Keké (A), Gabriel Lima (A)
:: Destaque: Pedro Lucas
:: Time-base: Sidão; Lucas, Alemão, Rony e Sanchez; Arouca, Patrick, Guilherme e Marquinho; Diego Gonçalves e Pedro Lucas
América-MG
:: Técnico: Lisca
:: Em 2019: 5º colocado da Série B
:: Situação em 2020: A equipe chegou a semifinal do Campeonato Mineiro. A decisão da vaga na final ocorreu ontem, contra o Atlético, em jogo encerrado após o fechamento desta edição. Na Copa do Brasil, está na terceira fase, encarando a Ferroviária. No jogo de ida, empate sem gols, em Araraquara. Nas fases anteriores, o time de Minas eliminou o Santos-AP e o Operário-PR.
:: Reforços para a Série B: Messias (Z), além de Marcelo Toscano (A) e Felipe Azevedo (A), que estavam emprestados a Mirassol e Água Santa, respectivamente.
:: Destaque: Airton
:: Time-base: Airton; Leandro Silva, Messias, Eduardo e Sávio; Zé Ricardo, Juninho, João Paulo e Ademir; Alê e Felipe Augusto.
Cruzeiro
:: Técnico: Enderson Morerira
:: Em 2019: rebaixado da A em 2019
:: Situação em 2020: No Mineiro, ficou em quinto lugar na classificação da primeira fase e acabou de fora das semifinais. Na Copa do Brasil, está na terceira fase. No jogo de ida, perdeu para o CRB, em Minas Gerais, por 2 a 0. Nas fases anteriores, passou por São Raimundo-RR e Boa Esporte-MG.
:: Reforços para a Série B: nenhum reforço anunciado até agora
:: Destaque da Marcelo Moreno
:: Time-base: Fábio; Cáceres, Cacá, Marllon e Patrick; Ariel Cabral, Jean, Régis, Maurício (Roberson) e Thiago; Marcelo Moreno.
Chapecoense
:: Técnico: Umberto Louzer
:: Em 2019: rebaixado da Série A
:: Situação em 2020: A Chape disputou ontem a semifinal do Catarinense, onde teve o Criciúma como adversário, em jogo encerrado após o fechamento desta edição. Foi a equipe que mais apresentou casos positivos da covid-19 após o retorno do Estadual. Na Copa do Brasil, foi eliminada na segunda fase pelo São José-PoA, após a derrota nos pênaltis, no Passo D’Areia.
:: Reforços para a Série B: Thiago Ribeiro (A), Luiz Otávio (Z), Willian Oliveira (V), Denner (M)
:: Destaque: Denner
:: Time-base: João Ricardo, Ezequiel, Joílson, Luiz Otávio e Roberto; Anderson Leite, Guedes, Matheus Ribeiro, Denner e Paulinho Mocellin (Thiago Ribeiro); Aylon (Anselmo Ramon)
Brasil-Pel
:: Técnico: Hemerson Maria
:: Em 2019: 14º colocado na Série B
:: Situação em 2020: No Gauchão, o Xavante ficou em 9° de 12 times. Na Copa do Brasil, está na terceira fase. No jogo de ida, no Bento Freitas, perdeu por 1 a 0 para o Brusque. Nas fases anteriores, passou por Gama-DF e Manaus-AM.
:: Reforços para a Série B: Rodrigo Ferreira (LD), Dellatorre (A), Bruno Matias (V), Gustavo Cazonatti (V), Alex Ruan (LE)
:: Destaque: Jarro
:: Time-base: Matheus Nogueira, Maicon Silva, Lázaro, Heverton e Alex Ruan; Leandro Leite e João Ananias; Jarro, Gegê e Poveda; Wesley
Paraná
:: Técnico: Allan Aal
:: Em 2019: 6° colocado na Série B, com 56 pontos em 38 jogos
:: Situação em 2020: No Paranaense, o tricolor caiu nas quartas de final, quando teve pela frente o Coritiba. Na Copa do Brasil, está na terceira fase. No jogo de ida, perdeu para o Botafogo-RJ, fora de casa.
:: Reforços para a Série B: Salazar (Z), Hurtado (Z/LE), Toninho (LD), Jean Victor (LE), Wandson (A), Bruno Gomes (A)
:: Destaque: Mosquito
:: Time-base: Alisson; Paulo Henrique (Toninho), Fabrício, Thales e Juninho (Jean); Carlos Dias, Kaio e Renan Bressan; Thiago Alves, Mosquito e Wandson (Bruno Gomes)
Náutico
:: Técnico: Gilmar Dal Pozzo
:: Em 2019: subiu para a Série B
:: Situação em 2020: O Náutico foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil, ficou na segunda fase, quando saiu para o Botafogo-RJ. Já no Campeonato Pernambucano, o time de Gilmar Dal Pozzo chegou até a semifinal e caiu para o Santa Cruz nos pênaltis.
:: Reforços para a Série B: Thiago (A); Júnior Britez (M); Dadá Belmonte (M).
:: Destaque: Jean Carlos
:: Time-base: Jefferson; Hereda, Rafael Ribeiro, Carlão, Willian Simões; Rhaldney, Jhonnatan, Jean Carlos; Erick, Kieza e Thiago
CSA
:: Técnico: Eduardo Baptista
:: Em 2019: Rebaixado da Série A do Brasileirão
:: Situação em 2020: Antes da pandemia, o CSA foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Vitória-ES. Na Copa do Nordeste, também saiu na fase inicial da competição. Já no Campeonato Alagoano foi finalista e perdeu o título para o CRB.
:: Reforços para a Série B: Marquinhos (V), Igor Fernandes (LE)
:: Destaque: Rodrigo Pimpão
:: Time-base: Thiago Rodrigues; Norberto, Alan Costa, Luciano Castán e Igor Fernandes; Márcio Araújo, Yago, Andrigo; Rodrigo Pimpão, Rafael Bilu e Michel Douglas.
Cuiabá
:: Técnico: Marcelo Chamusca
:: Em 2019: 8º colocado da Série B
:: Situação em 2020: Líder do Mato-grossense na primeira fase, enfrentará o Luverdense nas quartas de final, ainda sem data definida. Campeão da Copa Verde do ano passado, o Cuiabá entra apenas nas oitavas de final da Copa do Brasil.
:: Reforços para a Série B: Lucas Ramon (L); Felipe Ferreira (M)
:: Destaque da Rafael Gava
:: Time-base: João Carlos; Lucas Ramon, Everton Sena, Anderson Conceição e Romário; Auremir, Rafael Gava e Elvis (Felipe Ferreira); Felipe Marques, Yago César e Jenison.
Oeste
:: Técnico: Renan Freitas
:: Em 2019: 15º colocado na Série B
:: Situação em 2020: No Estadual, a equipe foi rebaixada à segunda divisão do Paulistão. Foi o lanterna da competição. Na Copa do Brasil, o clube foi eliminado na segunda fase pelo Ceará, nos pênaltis, depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal.
:: Reforços para a Série B: Kalil (A), Bruno Alves (A)
:: Destaque: Bruno Lopes
:: Time-base: Caíque França; Éder Sciola, Renan Fonseca, Sidimar e Rael; Betinho, Lídio e Matheus Rodrigues (Marlon); Bruno Paraíba, Mazinho e Bruno Lopes (Bruno Alves).
Vitória
:: Técnico: Bruno Pivetti
:: Em 2019: 12º colocado na Série B
:: Situação em 2020: O Vitória acabou eliminado do Baiano ainda na fase classificatória. Foi a terceira vez, nas seis últimas edições da competição, que isso aconteceu. Na Copa do Nordeste, o time caiu nas quartas de final ao perder para o Ceará. Na Copa do Brasil, o time rubro-negro está na terceira fase. No jogo de ida, antes da pandemia, perdeu para o Ceará por 1 a 0. Ainda há jogo de volta.
:: Reforços para a Série B: Mateusinho (M), Marcelinho (M)
:: Destaque: Alisson Farias
:: Time-base: Ronaldo; Van, João Victor, Maurício Ramos e Thiago Carleto; Guilherme Rend, Rodrigo Andrade e Fernando Neto; Alisson Farias, Vico e Jordy Caicedo.
Guarani
:: Técnico: Thiago Carpini
:: Em 2019: 13º colocado na Série B
:: Situação em 2020: Na primeira fase do Paulistão, o Guarani ficou na 3ª posição do Grupo D. No Troféu do Interior, o time foi derrotado pelo RB Bragantino, por 1 a 0, na final. Não disputou a Copa do Brasil de 2020.
:: Reforços para a Série B: Rafael Pin (G). Mais dois reforços devem ser anunciados nos próximos dias.
:: Destaque: Lucas Crispim
:: Time-base: Jefferson Paulino; Pablo, Romércio, Bruno Silva e Bidu; Deivid, Eduardo Person, Arthur Rezende e Lucas Crispim; Waguininho e Júnior Todinho.
Ponte Preta
:: Técnico: João Brigatti
:: Em 2019: 11º colocado na Série B
:: Situação em 2020: No Paulistão, a Ponte Preta caiu nas semifinais, ao ser derrotada pelo Palmeiras, por 1 a 0. Derrotou o Santos, na fase anterior. Na Copa do Brasil, a Ponte está na terceira fase. No jogo de ida, a Macaca aplicou 3 a 0 sobre o Afogados. O jogo de volta ainda não tem data para ocorrer.
:: Reforços para a Série B: Luizão (Z), Rayan (Z), Ernandes (LE), Neto Moura (V) e Luis Oyama (V), Camilo (M) e Zé Roberto (A).
:: Destaque: Camilo
:: Time-base: Ivan; Apodi, Luizão, Rayan (Henrique Trevisan) e Ernandes (Guilherme Lazaroni); Dawhan (Neto Moura), Luis Oyama, Camilo e João Paulo; Bruno Rodrigues e Zé Roberto.
CRB
:: Técnico: Marcelo Cabo
:: Em 2019: 7º colocado na Série B
:: Situação em 2020: Foi eliminado da Copa do Nordeste na primeira fase. Na Copa do Brasil, está na terceira fase. Antes da pandemia, venceu o Cruzeiro por 2 a 0, no jogo de ida, no Mineirão. Nas fases anteriores, passou por Independente-PA e Paysandu. No Estadual, foi campeão ao derrotar o CSA, por 1 a 0.
:: Reforços para a Série B: João Diogo (A), Diego Torres (M)
:: Destaque: Léo Gamalho
:: Time-base: Victor Souza; Lucas Mendes, Gum, Ewerton Páscoa e Igor; Claudinei, Carlos Jatobá e Diego Torres; Magno Cruz, Erike e Léo Gamalho.
Botafogo-SP
:: Técnico: Claudinei Oliveira
:: Em 2019: 9º colocado na Série B
:: Situação em 2020: Escapou do rebaixamento na última rodada do Estadual. Depois disso, foi à semifinal do Campeonato do Interior. . A equipe também disputou a Copa do Brasil, no entanto, chegou apenas até a segunda fase. Na primeira, classificou-se após um empate sem gols com o Atlético-BA. Na etapa subsequente, acabou derrotada pelo Fluminense, por 2 a 0.
:: Reforços para a Série B: ainda não oficializou nenhum reforço. O volante Claudinei é especulado.
:: Destaque: Wellington Tanque
:: Time-base: Darley; Valdemir, Robson, Jordan e Gilson; Naldo, Victor Bolt e Matheus Anjos; Ronald, Rafinha e Wellington Tanque.
Operário-PR
:: Técnico: Gerson Gusmão
:: Em 2019: 10° colocado na Série B, com 50 pontos
:: Situação em 2020: No Paranaense, o Operário não passou das quartas de final. O time sofreu o revés para o Cianorte em casa, por 2 a 0, após vencer fora por 1 a 0. Na Copa do Brasil, foi eliminado na segunda fase, pelo América-MG, também em casa.
:: Reforços para a Série B: - Alex Silva (LD), Ricardo Silva (Z), Reniê (Z), Fabiano (LE), Mazinho (V), Pedro Ken (M), Marcelo (M), Thomaz (M), Maranhão (A)
:: Destaque: Pedro Ken
:: Time-base: Rodrigo Viana; Alex Silva, Rafael Bonfim, Ricardo Silva e Peixoto; Jardel, Pedro Ken, Marcelo e Thomaz; Douglas Coutinho e Jefinho.
Sampaio Corrêa
:: Técnico: Léo Condé
:: Em 2019: subiu para a Série B
:: Situação em 2020: Foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Águia Negra-MS. No Campeonato maranhense, está na semifinal, sem data para ser realizada. Não disputou a fase final da Copa do Nordeste neste ano.
:: Reforços para a Série B: Flávio Boaventura (Z), Jackson (A) André Luiz (M) e Daniel Penha (M).
:: Destaque: Eloir
:: Time-base: João Gabriel; Joazi, Paulo Sérgio, Boaventura e João Victor; André Luiz, Eloir e Daniel Penha; Diego Tavares, Roney e Jackson.