O Juventude perdeu o 100% de aproveitamento que tinha após a retomada do Campeonato Gaúcho. A equipe alviverde saiu perdendo, virou, mas tomou uma nova virada do Esportivo em um jogo de cinco gols nesta quarta-feira (29), e acabou derrotado por 3 a 2. Com o resultado, o Ju está eliminado e o Tivo se classifica para a semifinal do segundo turno do Gauchão, para enfrentar o Inter, além de garantir vagas na Copa do Brasil e Série D 2021.
Leia Mais
Com sete mudanças, Juventude está escalado para enfrentar o Esportivo
"Essa equipe vai lutar muito para ir o mais longe possível", diz técnico do Juventude
O Esportivo saiu na frente com Gustavo Sapeka, mas o Juventude virou. Robert marcou contra e Breno decretou o 2 a 1. Os três gols saíram na etapa inicial. Na segunda etapa, Flávio Torres marcou e igualou tudo novamente. O zagueiro Cleiton fez o gol da vitória, de cabeça.
Gol no começo e virada
O confronto entre Juventude e Esportivo começou e logo saiu o primeiro gol. No minuto inicial, o centroavante Marcão lançou o atacante Gustavo Sapeka. O jogador da equipe de Bento Gonçalves recebeu na meia-lua e bateu forte, no canto esquerdo, na saída do goleiro Luis Carlos, aos 30 segundos: Juventude 0x1 Esportivo.
O time alviverde tentou a resposta aos seis minutos. O meia Renato Cajá arriscou de fora da área e a bola passou à esquerda do goleiro Renan. A igualdade no placar saiu aos 13. O lateral-esquerdo Eltinho cruzou, a bola foi desviada por Genilson de calcanhar e bateu na trave. No rebote, o atacante Breno colocou para dentro da pequena área e o volante Robert, do Esportivo, fez contra. Tudo igual: Juventude 1x1 Esportivo.
A equipe do técnico Pintado tentava a virada. Aos 28, o volante Marciel roubou a bola no meio de campo, tocou em Breno, que em velocidade no contra-ataque, limpou a marcação e chutou nas mãos do goleiro Renan.
O Juventude apertou a saída de bola do Esportivo e deu resultado. Aos 33, recuperou a bola na pressão, e ela sobrou pra Renato Cajá, que fez a assistência para Breno. O atacante invadiu a área e bateu na saída de Renan. Virada jaconera: Juventude 2x1 Esportivo.
Nova virada
Para o segundo tempo, o técnico Carlos Moraes mudou o time. Tirou Igor Bosel e incluiu Galliardo. O Esportivo tentou assustar aos cinco minutos. O lateral-direito Bovi chegou ao lado da área e bateu direto nas mãos do goleiro Luis Carlos. A equipe de Bento buscava o empata. Aos 13, após cobrança de falta dentro da área houve reclamação de um toque de mão de um atleta do Juventude. No entanto, Daniel Nobre Bins não marcou nada.
O Juventude voltou a assustar aos 18. O time de Pintado aproveitou os espaços deixados pelo adversário e Bruno Alves chutou da entrada da área buscando o ângulo. A bola passou perto. Aos 21, o técnico Pintado promoveu a estreia do meia Carlos Eduardo. O jogador substituiu Renato Cajá.
O Esportivo foi valente e conseguiu o empate aos 30 minutos. O goleiro Renan lançou para o ataque, o lateral-esquerdo Rômulo desviou de cabeça e o centroavante Flávio Torres entrou na área para bater na saída do goleiro Luis Carlos. Tudo igual novamente: Juventude 2x2 Esportivo.
O time de Bento foi mais longe e conseguiu a virada. Aos 37 minutos, o zagueiro Cleiton fez de cabeça e colocou o Esportivo de novo na frente: 3 a 2. Com o resultado, o alviazul garantiu classificação para a semifinal para enfrentar o Inter e está na Copa do Brasil e Série D 2021.
Ficha técnica
Campeonato Gaúcho - Última rodada do segundo turno
Juventude x Esportivo
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: 29/7/2020
Horário: 15h
Arbitragem: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Maurício Coelho Silva Penna
Cartões amarelos: Renato Cajá, Gabriel Bispo, João Paulo (J)
Gols: Gustavo Sapeka, aos 30 segundos do primeiro (E); Robert (contra), aos 13 minutos do primeiro (J), Breno, aos 33 do primeiro (J); Flávio Torres (E), aos 30 do segundo tempo e Cleiton, aos 37, do segundo.
Juventude
Luis Carlos; Samuel Santos (Igor, 25/2º), Augusto, Genilson e Eltinho; João Paulo, Gabriel Bispo, Marciel (Dalberto, 10/2º) e Renato Cajá (Carlos Eduardo, 21/2º); Breno e Bruno Alves (Tarta, 21/2º). Técnico: Pintado
Esportivo
Renan; Cleiton, Luis Eduardo e Gullithi (Rômulo, 23/2º); Bovi, Robert, Igor Bosel (Galliardo,int), João Pedro e Xaro (Diogo, 10/2º); Gustavo Sapeka (Émerson, 28/2º)e Marcão (Flávio Torres, 26/2º). Técnico Carlos Moraes
Leia Também
Segundo a pesquisa Epicovid, Caxias pode ter o dobro de casos positivos de coronavírus
Homem é morto e o irmão é baleado em mercado em Bento Gonçalves