O Juventude começou a retomada das atividades na manhã desta quarta-feira (10). Jogadores, integrantes da comissão técnica e funcionários foram testados para a covid-19. Os resultados serão conhecidos em até 48 horas, mas o laboratório garante que há possibilidade de antecipação para 24 horas.
Após os resultados dos testes, o clube irá marcar o retorno aos treinamentos. O recomeço no clube deve acontecer na próxima segunda-feira (15) com atividades físicas, e os atletas divididos em pequenos grupos.
Leia Mais
Histórias de torcedor: a coincidência do destino em conquista do Juventude
Juventude receberá adiantamento da CBF de parte da receita dos direitos de transmissão
A testagem de atletas e membros da comissão técnica é um dos procedimentos presentes no protocolo elaborado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O documento prevê a aplicação de 100 exames por clube sem custos para os times. Essa testagem é dividida em dois momentos: a primeira metade na retomada dos treinamentos e os outros 50 próximo ao reinício do Gauchão.
Neste primeiro momento, o Juventude utilizou esses testes disponibilizados pela FGF e foram testados os 19 jogadores que estão em Caxias do Sul. Na próxima semana devem ser examinados os atletas que estão em outras cidades. Por último, mas ainda sem data marcada, os novos contratados também passarão pelo mesmo processo de testagem.
Neste primeiro momento, os jogadores que estão em outras cidades e não foram testados são: o goleiro Luis Carlos, os zagueiros Edcarlos, Odivan e Reynaldo, os laterais Igor e Samuel Santos, o volante João Paulo, e os meias Pedro Ken e Renato Cajá.
Jogadores que foram testados: Marcelo Carné, Deuner e William (goleiros), Eltinho e Felippe (laterais), Bruno Camilo, Lucas Serafini, Marciel e Moisés (volantes), Genílson e Kelvin (zagueiros), Caíque Valdívia, Fábio Matos e Gilson (meias) e Bruno Alves, Bruno Nunes, Dalberto, Gabriel Aires e Jonatas Belusso (atacantes).
Procedimento
Os testes foram realizados pelo Laboratório Qualitá, parceiro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Além da realização dos exames de diagnóstico molecular da covid-19, o laboratório fica responsável pelos processamentos e laudos.
O procedimento de testagem teve, inicialmente, a orientação para que os profissionais entrassem de carro pelo portão que dá acesso à Estação Jaconera. No espaço, funcionários do clube, devidamente protegidos, realizaram o primeiro processo de desinfecção dos automóveis. A pulverização ocorreu com um atomizador, um produto chamado Letah Max com princípio ativo de quaternário de amônio. O procedimento foi acompanhado ao longo da manhã pelo químico industrial Jonatã Nienczewski, que explicou a ação do produto:
- O quaternário de amônio é utilizado em todo o mundo para este tipo de procedimento e ele elimina bactérias, vírus e diversos outros microrganismos presentes na superfície atingida, sem danificar e sem nenhum elemento tóxico para o corpo humano. É um produto recomendado pela Anvisa e utilizado em hospitais, hotéis e outros segmentos que exigem um cuidado redobrado.
Com os carros enfileirados em uma estrutura montada, exclusivamente para a realização dos testes, os atletas se dirigiram individualmente ao vestiário, onde fizeram o exame PCR, que coleta material do nariz dos pacientes. Esse método utilizado é considerado por infectologistas o mais preciso no processo, já que rastreia o material genético do vírus.
Veja o procedimento: