Em novo decreto municipal, de nº 20.926, publicado nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Caxias do Sul ainda não permite o retorno dos treinamentos de Caxias e Juventude. O novo documento libera apenas que os clubes sociais retomem atividades com restrições.
As atividades específicas nos clubes sociais poderão começar a partir de quinta-feira (7) mediante apresentação de plano de abertura gradual específico, que deverá ser aprovado pelas Secretarias Municipal da Saúde e do Urbanismo. A dupla Ca-Ju não se encaixa neste tópico liberatório da Prefeitura.
- Isso não foi discutido no gabinete de crise. Nos próximos dias terá um novo decreto, acompanhando o decreto do Governo do Estado e, talvez, se volta a discutir isso. No momento, não foi assentada essa possibilidade. Nós vamos aguardar o decreto definitivo do Governo do Estado, pois até agora é o provisório - disse o Secretário de Saúde de Caxias do Sul, Jorge Olavo Hahn Castro.
Em Porto Alegre, o prefeito Nelson Marchezan Jr. publicou um novo decreto, na madrugada desta sexta-feira (1), que autoriza Grêmio e Inter a realizarem treinamentos presenciais em seus Centro de Treinamentos, mas sem o contato físico entre os atletas, que deverão manter uma distância de dois metros entre si nos trabalhos.
Durante a semana, o Secretário Municipal de Urbanismo, João Uez, afirmou que aguarda uma sinalização das federações e confederações, como a FGF e a CBF, para iniciar a discussão sobre a liberação de treinos para Caxias e Juventude.
- Aguardamos o momento que a Federação Gaúcha autorizar o retorno dos treinamentos dos times, como a dupla Ca-Ju. Automaticamente vamos nos reunir com o comitê de crise e o pessoal da Secretaria de Saúde, e Esporte e Lazer. Se a FGF liberar, vamos analisar a possibilidade de retorno das equipes profissionais, do futebol amador, das quadras de futebol e outros esportes.
Na próxima terça-feira, o presidente da FGF, Luciano Hocsman, irá se reunir com o governador Eduardo Leite para discutir o retorno do Campeonato Gaúcho.