Os clubes que disputam o Novo Basquete Brasil (NBB) decidiram, por unanimidade, pelo cancelamento da temporada 2019/2020. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada por videoconferência nesta segunda-feira (5).
A Liga tinha um projeto que poderia viabilizar o retorno da competição nos próximos meses, porém as equipes não tiveram segurança em relação ao controle da pandemia no país e decidiram por preservar a saúde de todos os profissionais envolvidos com a competição. Como a covid-19 está em diferentes estágios em cada estado no país, isso impacta diretamente na tentativa de retomada, que era o início dos treinamentos.
Para que o NBB pudesse retornar, todos os times precisariam reiniciar as atividades ao mesmo tempo. Por isso foi tomada essa decisão. E será que esse cancelamento da temporada tem algum impacto no desejo do Caxias do Sul Basquete em retornar ao NBB?
— Isso só confirma a previsão da Liga, de começar o próximo NBB, se tudo andar como se imagina, no mesmo período de sempre, ou seja, na metade de outubro. O que tem de diferente nisso é que poderia haver um atraso do início da próxima temporada em função de quando terminaria a atual. Agora, com isso, a princípio, 15 de agosto deve sair as confirmações das equipes que irão disputar e tabela para começar 15 de outubro. Não interfere. Só mantém os prazos. Estamos trabalhando em cima para tentar achar alguns caminhos e ver nossa participação — disse Rodrigo Barbosa.
O Caxias do Sul Basquete ainda deseja retornar à elite do Basquete Nacional e tem a última chance. Caso a resposta seja negativa, e não participar da edição seguinte, o o clube irá vender a franquia ou irá perdê-la. Por isso, tenta viabilizar alternativas financeiras para confirmar o retorno.
— Não tem nada de concreto ainda, mas existe a possibilidade de uma Lei Estadual de ICMS que nos daria uma boa estrutura no projeto como um todo. Pelo menos, estamos trabalhando e tentando viabilizar algo para dar a base no projeto. Isso nos daria 50% do valor do projeto.