A prefeitura de Caxias do Sul ainda não autorizou os treinos dos times profissionais na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde analisa essa possibilidade. No entanto, mesmo que tenha essa liberação nos próximos dias, o Juventude só deve retornar aos treinamentos quando acontecer uma definição de datas para recomeço do Campeonato Gaúcho.
O Juventude reconhece o esforço do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, em buscar ajudar os clubes do interior quanto à testagem dos profissionais, mas ainda assim não pretende voltar às atividades quando for liberado pela Prefeitura.
— Temos que elogiar o trabalho do presidente da FGF. Ele está tentando junto ao governo do Estado viabilizar os testes para os clubes do interior. Apenas teremos uma testagem no início dos treinos e depois nos jogos. Neste período todo de treinamento, não teremos como fazer novos testes. Eu acho muito inseguro voltarmos agora, sem ter uma data de retorno da competição definida. O Estado não tem uma situação homogênea, com cidades em situações pontuais — disse o presidente Walter Dal Zotto Jr, que completou:
— Retornar agora sem ter uma previsão de retorno da competição é muito prematuro. É muito cedo. Na conversa com os jogadores, percebemos que eles gostariam de voltar as atividades, mas quando tiver uma data de início da competição definida. Então, não tendo isso, é muito difícil que o Juventude retorne aos treinamentos em virtude de todo o risco que estaríamos assumindo. Estamos forçando uma situação que eu acho que é desnecessária.