A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sinalizou o retorno do futebol em maio. A entidade sugeriu às federações estaduais a volta das competições a partir do dia 17, dependendo da aceitação das autoridades de cada estado. No Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite ainda não anunciou oficialmente um posicionamento sobre o assunto.
Leia Mais
"Prematuro e inconsequente", diz presidente do Juventude sobre possível volta do futebol em maio
Por sugestão da CBF, campeonatos estaduais podem voltar em maio
Na próxima sexta-feira (1), novamente os clubes irão conversar juntamente com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman. Neste encontro, por videoconferência, deve ser definido o rumo do Campeonato Gaúcho, a partir das orientações dos órgãos de saúde.
- A gente só volta se tiver concordância de todos os pontos envolvidos. Primeiro, só se todos os clubes voltarem. Só voltaremos com parecer positivo da área da saúde municipal e estadual. Se tiver tudo com responsabilidade, a gente volta - disse o presidente Paulo Cesar Santos, do Caxias.
O elenco do Caxias e a comissão técnica continuam com os treinamentos e trabalhos presenciais paralisados por período indeterminado.
- Nossos atletas e comissão técnica querem voltar aos trabalhos, mas precisam ter segurança da área de saúde. O Caxias apoia a decisão do Gauchão dentro de campo. Queremos cumprir com o que a FGF vai determinar em relação aos procedimentos de saúde - afirmou o mandatário grená.
Um dos procedimentos estudados para o retorno do futebol é a realização de testes da covid-19. No entanto, ainda não está definido quem irá custear esse investimento. O Caxias não tem condições de bancar financeiramente.
- Se tiver o custo de testes, o Caxias infelizmente não tem como suprir. A gente não consegue arrumar dinheiro para bancar mais essa situação. Temos um déficit e uma situação que não é favorável - finalizou Paulo Cesar Santos.
O que diz a prefeitura de Caxias
O governador Eduardo Leite já sinalizou que as prefeituras definem do que pode ou não funcionar durante o período de distanciamento social. Pelo decreto municipal vigente em Caxias do Sul, com atualização no dia 22 de abril, os estabelecimentos de prestação de serviços de promoção à saúde podem funcionar com a prática de esportes individuais com várias medidas de prevenção. No entanto, esportes coletivos, como o futebol, ainda não estão liberados e só serão quando a CBF ou FGF determinar o retorno das competições e treinos.
- Esse assunto está em pauta, mas aguardamos o momento que a Federação Gaúcha autorizar o retorno dos treinamentos dos times, como a dupla Ca-Ju. Automaticamente vamos nos reunir com o comitê de crise e o pessoal da Secretaria de Saúde, e Esporte e Lazer. Se a FGF liberar, vamos analisar a possibilidade de retorno das equipes profissionais, do futebol amador, das quadras de futebol e outros esportes - disse o Secretário Municipal de Urbanismo, João Uez.