A Serra Gaúcha, nos mais diversos municípios, sempre revelou grandes nomes para o esporte. Muitos estão espalhados pelo mundo e continuam na luta diária contra a disseminação do novo coronavírus. É o caso de Andrei Girotto, natural de Bento Gonçalves. Atualmente, aos 28 anos, o volante está atuando no Nantes, da França.
No país europeu, vive ao lado da esposa Julie, o momento de isolamento social e cuidados contra a convid-19. Entre os treinamentos para não perder a forma física e fazer reforço muscular, a dúvida que todos alimentam diariamente: quando tudo isso vai passar? Enquanto não se tem resposta, as precauções devem ser tomadas.
– Já faz algum tempo que a gente está em quarentena, mas é necessário para podermos vencer esse vírus. Eu continuo me exercitando em casa e fazendo todo o planejamento passado pelo clube. Tudo para manter a forma. A gente não tem noção de quando tudo vai voltar ao normal – disse o jogador.
Antes de chegar à França, Andrei Girotto surgiu nas categorias de base do Esportivo, passou pelo Grêmio e se profissionalizou no Metropolitano. Atuou ainda por Hercílio Luz, Tombense e América-MG, onde se destacou e despertou interesse de grandes clubes brasileiros. Após ter grande destaque na Série B de 2014 pelo clube mineiro, Andrei assinou contrato com o Palmeiras por empréstimo de um ano.
No ano seguinte, foi campeão da Copa do Brasil, na decisão contra o Santos. A primeira experiência no exterior foi no Japão. O jogador foi vendido ao Kyoto Sanga. Após retornar ao Brasil, em 2017 acertou com a Chapecoense. No entanto, em agosto do mesmo ano, foi anunciado pelo Nantes, da França. É no clube europeu que Andrei Girotto vive, entre treinos e incertezas, a situação da pandemia.
– Acho que o Brasil está andando não como aqui na França. O Brasil optou pela quarentena na hora certa, antes de agravar a situação. Aqui, como na Itália, demorou um pouco. A gente percebe que está todo mundo preocupado – analisou.
Na rotina, além de treinamentos, o jogador tem o hábito de estudar, conversar com os colegas de time e jogar videogame. O jogo online preferido é o Call of Duty, de tiro. Mas a sua batalha principal é dentro de campo. Na atual temporada, o volante de origem se destacou e virou zagueiro.
As atuações fizeram Andrei ganhar a confiança do técnico Christian Gourcuff e o destaque rendeu a renovação de contrato no final do ano passado. Agora, o vínculo do bento-gonçalvense com o clube da França vai até 2024.
– Estava sendo uma temporada muito boa para mim, uma das melhores da minha carreira. Eu vinha tendo uma sequência como titular e agora jogando como zagueiro. O treinador chegou e me deu essa oportunidade. Ele me viu com potencial de jogar nesta posição. Estou feliz nessa nova função – comentou Andrei.
O Campeonato Francês foi paralisado na 28ª rodada, no dia 6 de março. O Nantes ocupa a 13ª posição, com 28 pontos.
Segundo informações da imprensa francesa, o presidente Emmanuel Macron planeja anunciar a prorrogação do confinamento, que começou em 17 de março e, inicialmente, vai até quarta-feira, dia 15 de abril.
Leia Também
Medida cautelar pede reabertura do comércio caxiense
Mais de 12 mil retornam ao trabalho nesta segunda-feira na Serra